Clicky

Convergência Digital - Home

Governo publica ata de registro de preços e dá largada à nova nuvem federal

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 05/05/2021

O Ministério da Economia publicou nesta quarta, 5/5, a ata de registro de preços da nova nuvem pública federal – e com isso dá a largada para as contratações pelos 52 órgãos que indicaram interesse ainda na fase de preparação do edital. 

A Extreme Digital Solutions será o novo integrador (broker) da nuvem, tendo vencido o pregão com preço de R$ 65,9 milhões por ano e listado três fornecedores parceiros: AWS, Huawei e Google. O uso de cada uma dependerá do planejamento dos órgãos públicos em cada contratação. 

Na ata publicada nesta quarta, a vigência prevista inicialmente é de 12 meses, mas o edital prevê que esse prazo poderá ser esticado até 60 meses. Para a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, o prazo maior ajudou a viabilizar a redução de 82% no valor inicialmente estimado, de R$ 370 milhões.

Esta nova contratação é mais ampla que a primeira experiência, licitada em 2018, ao contemplar a oferta de multinuvem e o dobro de órgãos públicos já na largada da ata de registro de preços.


Destaques
Destaques

Multinuvem do Serpro vai concorrer com a do Ministério da Economia

Estruturada a parceria com AWS, Huawei e Azure, da Microsoft, estatal passa a disputar contratos com órgãos públicos, em briga direta com nuvem licitada e gerida pela Secretaria de Governo Digital.

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site