Home - Convergência Digital

TIM, Ericsson e Inatel inauguram laboratório 5G

Convergência Digital - 06/09/2019

A TIM anunciou nesta sexta, 6/9, a inauguração de mais um 5G Living Lab TIM, projeto de desenvolvimento do ecossistema de soluções e experimentação da nova tecnologia em rede real. Esta unidade, em Santa Rita do Sapucaí (MG), é uma parceria com a Ericsson onde foi ativada uma rede 5G operando na frequência de 3,5 GHz, no Instituto Nacional das Telecomunicações (Inatel).

A TIM justifica a opção por habilitar a rede 5G em parceria com instituições de ensino para promover o conhecimento e demonstrar o poder transformador dessa próxima onda tecnológica em um ambiente de troca inovador. “Queremos ser pioneiros e protagonistas nos casos de uso do 5G, incentivando a criação de um ecossistema de soluções que acelere a adoção da tecnologia no país”, explica o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

Em parceria com a TIM e a Ericsson, o Inatel já desenvolve projetos sobre as tecnologias 4G e NB-Iot. “O foco é desenvolver soluções inteligentes para segurança, com aplicações de iluminação, monitoramento por vídeo e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas”, diz o diretor do Inatel, Carlos Nazareth.  

As empresas e a instituição pretendem utilizar o 5G para implementar soluções de cidades inteligentes, criando uma rede com cobertura por todo o município, atendendo cerca de 42 mil habitantes. Será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial e estacionamento inteligente. 

“A Ericsson acredita que a tecnologia 5G será o principal fator de transformação econômica, competitividade e ganho de eficiência dos mais diferentes setores da economia na próxima década”, afirma o presidente da empresa para o Cone Sul da América Latina, Eduardo Ricotta.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

02/07/2020
Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

02/07/2020
TIM atendeu três milhões de chamadas usando o Watson, na nuvem pública da IBM

02/07/2020
Claro traz 5G com compartilhamento de frequência para o Brasil

30/06/2020
Vivo e TIM avançam com OpenRAN para 'quebrar' concentração dos fornecedores

30/06/2020
Tempo é um luxo que o Brasil não tem para fazer o 5G

29/06/2020
Vodafone: 5G é o remédio para combater o impacto da Covid-19

26/06/2020
'Dados do bem', para combate à Covid-19, une TIM e rede Open D'Or

25/06/2020
Covid-19 impôs revisão dos projetos 5G na América Latina

23/06/2020
Huawei: Brasil sempre teve um mercado aberto e justo no setor de TIC

19/06/2020
CEO da Algar: Banir fornecedor do 5G seria um tremendo equívoco

Destaques
Destaques

Covid-19 fez smartphone virar agência bancária com 41% das transações financeiras

As transações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais foram responsáveis por 74% do total de operações analisadas em abril, revela a Febraban.

Oi Móvel terá um 'único' dono e Oi não se exclui do jogo do 5G

O CEO da Oi, Rodrigo Abreu, descartou a possibilidade de vender a Oi Móvel 'fatiada' para atender aos interessados: Vivo/TIM e Claro. "Sem chance. O ativo será vendido todo", disse. Sobre o 5G, diz que dependendo do modelo de venda, a Oi entra pensando em B2B, IoT e até para ser MVNO.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site