09/12/2020 às 12:00
Inovação


Dynatrace: Na saúde, o software tem de ser perfeito para garantir a jornada digital

A saúde está se tornando cada vez mais digital levando facilidade para a sociedade, o que, por sua vez, aumenta a complexidade dos ambientes internos de tecnologia da informação, observou Marco Aurelio Silva, territory manager da Dynatrace, ao participar do 5X5 TecSummit, realizado nesta terça-feira, 08/12. Em sua apresentação, o executivo ressaltou que, na jornada digital, a observabilidade inteligente faz a diferença tanto para as áreas de TI quanto para o negócio das empresas de saúde.

"Quando falamos em mundo digital falamos em tudo rodando, dependendo muito do software. Telemedicina, prontuário eletrônico, exames, tudo depende de software. Mas, se tudo roda em cima de software, temos o desafio de que ele funcione perfeitamente", assinalou Silva, antes de começar a falar acerca da importância de monitorar o ambiente tecnológico das empresas e introduzir o que chamou de "observability". "É o conceito de olhar para dentro de uma aplicação, de métricas, de logs, olhando para dentro do software de cada aplicação", explicou.

Segundo ele, entender o comportamento e o funcionamento dos sistemas é essencial, porém, a maioria das ferramentas não monitora todo o ambiente. "No caso do observability, tem-se uma visão específica de uma aplicação, de sistema e se tem também a periferia dos sistemas. Hoje, não basta ter uma visão isolada de cada aplicação; é preciso ter visão holística, dinâmica, de escalabilidade, ter a colaboração BizDevSecOps e experiência dos usuários."

Para tanto, o especialista recomenda que os times estejam integrados, assim como ter todo o ambiente de TI funcionando de forma integrada. "O software precisa funcionar perfeitamente para promover uma jornada perfeita para os usuários. E como fazer isso de forma eficiente? Dynatrace é uma plataforma autônoma de observabilidade avançada", apontou.

O 5x5 TecSummit segue até o dia 11 de dezembro, com as verticais Finanças, no dia 10, e Entretenimento, no dia 11 de dezembro. Inscreva-se na página do 5x5 TecSummit e acompanhe os debates já realizados em Governo, Saúde e Energia.


Powered by Publique!