GOVERNO

Derrubar os vetos do Bolsonaro é tarefa do Congresso

Convergência Digital ... 07/07/2020 ... Convergência Digital

O relator da MP 936, convertida na Lei 14.020/20, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou que os vetos de Jair Bolsonaro, publicados nesta terça, 7/7, prejudicam a manutenção de postos de trabalho em período de depressão econômica no país. 

“A economia do país pode desabar cerca de 10%, iniciaremos um período de depressão. Hoje, mais da metade da PEA está fora do mercado de trabalho. A situação é desesperadora. Bolsonaro faz o que? Veta o artigo que ajuda setores que geram milhões de empregos”, disparou o deputado no Twitter, para quem a decisão foi um “grave erro”. 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-PE), foi na mesma direção. “Ao vetar a desoneração da folha de pagamento, Bolsonaro aumenta o custo das empresas. Com isso, ameaça milhões de postos de trabalhos no país, justamente em um momento de alta histórica do desemprego. Derrubar esse veto é uma obrigação do Congresso!”

Aliados do governo, no entanto, tentam acalmar ânimos com a sugestão de que o Ministério da Economia poderia encaminhar nova medida relacionada à desoneração da folha. Ao Valor Econômico, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que foi relator da MP 936 no Senado, sugeriu que “logo mais virá uma nova MP”, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB-MS) diz que o ministro Paulo Guedes prefere tratar do tema na Reforma Tributária. 

O próprio ministro postou dois tuítes sucessivos, defendendo e rejeitando a desoneração. “Precisamos acabar com o imposto mais cruel que existe no Brasil que é o imposto sobre a folha de pagamentos. Aqui, você tem que desempregar para poder empregar, porque um trabalhador custa dois. Acabar com esses impostos permitirá uma recuperação imediata do mercado de trabalho.”

O mesmo assinou também que “a desoneração da folha de pagamentos iria acabar com a informalidade que toma conta do mercado de trabalho atual e aumentaria a produtividade. Você teria emprego e salário melhor para todo mundo e, ao mesmo tempo, dinheiro para a previdência.”


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Serviços digitalizados evitaram 65 milhões de visitas a órgãos públicos

A conta é da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que considera atos inteiramente online anteriormente realizados somente com presença física do requerente. 

Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

Total de contas bloqueadas responde por cerca de 5% dos pedidos aprovados. Para reativar o benefício, o dono da conta bloqueada terá de ir pessoalmente a uma agência e provar a sua identidade.

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.

Bolsonaro surpreende e veta prorrogação da desoneração da folha

Ao sancionar a Lei 14.020/20, presidente descartou manter o benefício até o fim de 2021 para 17 setores, inclusive TI e cal center. “Dispositivos acabam por acarretar renúncia de receita”, anotou na mensagem de veto.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G