TELECOM

Oi e Claro afirmam que Brasil não deve aderir à guerra dos EUA contra a Huawei

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/05/2019 ... Convergência Digital

Na guerra comercial pela supremacia no 5G, o Brasil precisa pensar nos seus interesses e não aderir ao bloqueio americano aos equipamentos de rede chineses, que miram especialmente a Huawei. Como defenderam os presidentes da Claro, José Félix, e da Oi, Eurico Teles, ao participarem de debate no Painel Telebrasil 2019 nesta terça, 21/5, o setor de telecom no país viveria um “inferno” se o governo brasileiro decidir adotar mais esse alinhamento à politica dos Estados Unidos.

“Vou ser muito claro, acho inimaginável para um país pobre como o nosso, onde se fez investimento com tanta dificuldade, e ainda tanto tem para fazer, que se pense em substituição de rede de um fabricante importante e de ponta no negócio de tecnologia no mundo. Essa não é uma conversa para nós. Isso é para os Estados Unidos, para o Reino Unido, para o Japão. Deixa eles lá e nós ficamos quietos aqui”, disparou o presidente da Claro.

“O importante é atender bem os clientes. Não acreditamos que tenha uma decisão de governo, até pelos investimentos já feitos com a Huawei. Além disso iríamos privar uma população muito grande. Tecnologia não tem pátria. Não deve ter impedimento para isso”, emendou o presidente da Oi, Eurico Teles.

Na mais recente medida dessa guerra comercial, o governo de Donald Trump decidiu incluir a Huawei na lista de empresas proibidas de adquirirem componentes tecnológicos desenvolvidos nos EUA. Antes, já decidira banir a fabricante chinesa de fornecer equipamentos de rede para o 5G no país, além de pressionar aliados a fazerem o mesmo.

Para José Félix, aderir ao veto teria impacto não apenas no futuro, mas nas próprias redes legadas, uma vez que a Huawei tem sido uma das fornecedoras constantes no Brasil. “A gente compra da Nokia, da Ericsson e compra da Huawei”, insistiu o executivo.

“No Brasil a gente vive o 4,5G, temos boa parte da rede já em 4,5 G e essa rede tem velocidades maiores que as redes convencionais. Portanto, já fizemos e estamos fazendo investimento. E fizemos investimento na Huawei. Então toda essa rede de 2G, 3G, 4G e 4,5G tem Huawei lá dentro. Seria um verdadeiro inferno para os operadores se o governo resolvesse adotar qualquer ideia de mexer nisso. O Brasil vai se meter nisso? Não faz o menor sentido”, completou o executivo.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Câmara proíbe teles de enviarem mensagens comerciais a clientes

Projeto de Lei 757/03 altera a LGT para vedar o envio de mensagens comerciais próprias ou de terceiros para os celulares dos clientes da telefonia móvel. Terminativo na CCJ, PL segue direto ao Senado. 

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G