Clicky

Software brasileiro tem futuro ameaçado por falta de pessoas qualificadas

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 12/03/2021 ... Convergência Digital

As empresas de software no Brasil têm o futuro ameaçado por falta de profissionais capacitados, adverte Solemar Andrade, CEO da Plusoft, empresa brasileira especializada em soluções Omnichannel de Customer Relationship Management (CRM) para todos os mercados (seguros, alimentação, telecomunicações, financeiro, entre outros).

"O Brasil não precisa ser celeiro de mão de obra. Não temos que ser um BPO como a Índia, pelo contrário. Nós temos capacidade para fazer tecnologia. Mas padecemos da falta de política pública e de ensino na base. Há 20 anos falo isso e nada de concreto aconteceu", lamentou o executivo, em entrevista ao Convergência Digital.

Andrade sustenta que o maior entrave para o Brasil e para o mundo são pessoas. Ele lembra que o gap por profissionais só aumentou por conta da digitalização à força provocada pela pandemia de Covid-19. "O Brasil podia estar exportando muito software, mas como se não temos nem mão de obra para atender ao mercado interno?", indagou.

O CEO da Plusoft lembra que tecnologia está em alta nas bolsas do mundo porque vende o futuro. "Essa é a razão maior de o Brasil investir em quem faz tecnologia. Mas infelizmente isso não acontece como deveria. As empresas tomaram a rédea e tentam suprir a falta de mão de obra fazendo a base. Mas precisamos de mais. Há muita grana represada no mundo por conta da depressão da economia global. Se o Brasil quer atrair esses investimentos, precisa fazer muito mais em tecnologia", sinaliza. Assistam a entrevista com o CEO da Plusoft, Solemar Andrade.


Cloud Computing
Startup nacional de analytics recebe aporte de R$ 15 milhões

Machine learning e data mining compõem as duas novas soluções que estão sendo lançadas pela Evollo para entender, real time, gaps da equipe operacional e personalizar a abordagem de áreas como atendimento ao cliente, vendas e cobrança.

5x5 Tec Summit terá segunda edição de 6 a 10 de dezembro

A primeira edição do evento – que reúne os principais veículos de TIC do país – Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TI Inside e Teletime – registrou mais de 7 mil visitantes únicos em cinco dias de debates sobre os principais temas ligados ao governo, energia, entretenimento, saúde e finanças.

Quase um quarto dos PCs no mundo ainda usa o finado Windows 7

O sistema operacional foi descontinuado pela Microsoft em janeiro de 2020 e não recebe mais atualização e suporte às vulnerabilidades. PMEs são as maiores usuárias do sistema operacional antigo.

Netbr se une à Gluu e à openitio para ter Open Banking de código aberto

Empresas dos EUA e da Inglaterra se unem à Netbr para competir no mercado local de Open Banking.

Cade prorroga prazo para análise da aquisição da Linx pela Stone

Conselho terá até julho para julgar o ato de concentração. Stone derrotou a Totvs e pagou R$ 6,8 bilhões pela Linx.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G