TELECOM

Anatel contrata solução de IA e vai responder reclamações por WhatsApp

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel concluiu a contratação, por R$ 500,6 mil, de serviços de atendimento virtual inteligente, na prática uma solução de inteligência artificial para o desenvolvimento de um chatbot para atender reclamações dos usuários de serviços de telecomunicações por meio do Whatsapp. 

“Acabamos de lançar um novo sistema de atendimento aos consumidores e essa é uma nova etapa. Primeiro, o objetivo é que o sistema registre as reclamações feitas por meio do Whatsapp. Portanto haverá essa interface com inteligência E à medida que for evoluindo a gente pretende usar no site, para responder dúvidas e aplicar ao Anatel Consumidor”, explica o gerente de interações, satisfação e educação para o consumo da agência, Fábio Koleski. 

A maior parte das queixas dos clientes de serviços de telecomunicações deságua diretamente na Anatel, muito mais do que nos Procons. As próprias operadoras calculam que pelo menos um terço das queixas nem são apresentadas aos call center das empresas, mas vão direto ao regulador. Daí a reformulação do sistema de atendimento da agência e o lançamento de um aplicativo. 

A contratação do chatbot é uma etapa complementar. O resultado do pregão foi confirmado na segunda, 25/11, depois dos recursos de praxe, tendo a mineira Cedro BPO e Soluções em Tecnologia ficado em primeiro lugar na disputa com a soma de R$ 500,6 mil nos itens licitados: o assistente virtual em si, os serviços de nuvem (SaaS) para suportar a solução, além da integração, por APIs, com os sistemas já rodando. 

Pelo previsto, a solução capaz de registrar as queixas via Whatsapp deve ser apresentada 60 dias após a assinatura do contrato, sendo capaz de esclarecer dúvidas por essa ferramenta – depois também para o FB Messenger – em cinco meses. 


Internet Móvel 3G 4G
MetrôRio passa a aceitar cartões de débito nos pagamentos por aproximação

Os cartões físicos com a tecnologia NFC são os meios mais usados para embarque nas estações, escolhidos por 52% dos usuários, seguidos pelos dispositivos com carteira digital (celulares, pulseiras, relógios etc).

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Dataprev contrata Claro por R$ 236 mil para ter fibra ótica no Rio de Janeiro

Contrato, publicado no Diário Oficial da União, prevê a interligação dos prédios do data center da estatal de TI no Rio de Janeiro à filial na mesma cidade, no bairro de Botafogo.

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Apple é multada por reduzir desempenho de iPhones antigos

Sanção de 25 milhões de euros foi imposta pelo órgão da concorrência da França. Empresa admitiu em 2017 que reduz deliberadamente a performance de vários modelos mais velhos.

Femtocells terão tratamento igual a dos roteadores Wi-Fi na Anatel

Decisão foi tomada pela Anatel para massificar o uso das antenas de baixa frequência e que amplificam o sinal da telefonia móvel. Até então restritas apenas às operadoras, as femtocells poderão ser compradas e instaladas pelo consumidor.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G