A entrega de produtos ao varejo só vai normalizar no Brasil entre setembro/outubro porque toda a cadeia de supply chain foi afetada. "Houve um gap de abastecimento sim, mas agora, começa a reativar, com alguns produtos mais caros por conta do dólar", conta Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Negócios de Consumo e Mobilidade da Positivo Tecnologia, em entrevista ao Convergência Digital.
Entre os produtos que mais encareceram estão as telas, não só pela falta de componentes como pela alta do dólar na cadeia global. O transporte aéreo também aumentou muito - até pela concorrência com os equipamentos para a Covid-19 - e a opção do navio, mais barata, leva um tempo muito maior para completar o supply chain, pontua Maraschin Filho.
No caso da Positivo Tecnologia, as vendas online que respondiam por menos de 30%, agora, são mais de 70%. "Até quando essa demanda vai ficar com esse impulso? Nós não temos como dizer. Hoje está tudo muito superdimensionado. Mas o supply chain está se adequando a eses dias", adiciona o VP da fabricante. Assistam o trecho.
Tecnologia da Informação veio em segundo lugar, de acordo com o estudo da KPMG. Segundo a consultoria, foram realizadas 1.117 fusões e aquisições no Brasil em 2020. A presença dos fundos de Venture Capital foram relevantes para os novos negócios.
Fábricas no Brasil tocam a transição para os modelos SSD e respondem ao aumento na demanda das memórias, mas temem o fim dos incentivos em 2022.
A partir desta segunda-feira, 01/02, entra em funcionamento no Brasil a primeira fase do Open Banking , cuja regulação será implementada de forma gradual, faseada e evolutiva, até 15 de dezembro de 2021.
Videoconferência, já permitida para as renovações, também poderá ser usada na primeira emissão de certificados digitais. ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, responsável pela ICP-Brasil, vai definir bases públicas para confirmação da biometria.