INCLUSÃO DIGITAL

Google Station é plataforma de monetização para Programa WiFi Livre SP

Por Roberta Prescott ... 06/06/2019 ... Convergência Digital

O Brasil é o oitavo país a receber o Google Station, plataforma para implantação de pontos de acesso Wi-Fi, que já conta com mil pontos de acesso à internet em alta velocidade na Índia, Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas e Vietnã. O anúncio foi feito nesta quinta-feira 6/6 durante a terceira edição do evento anual Google for Brasil, realizado em São Paulo.

O Google Station está sendo usado pela América Net e Linktel em 80 hotspots espalhados na capital de São Paulo, tais como Parque do Ibirapuera, praças e estações de trem da CPTM como Barra Funda e Pinheiros, com objetivo de monetizar o acesso à internet.

Neste primeiro momento, os pontos de acesso têm patrocínio do Itaú. A América Net firmou parceria com a prefeitura de São Paulo para expandir seus pontos de acesso à internet sem fio na capital de São Paulo. A operadora, que antes atuava em 60 praças, passará a ter 621 pontos e investirá R$ 20 milhões para a construção de infraestrutura.

O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, pontuou que a missão da empresa é organizar o conteúdo e torna-lo acessível; e lembrou que a Internet é cada vez mais importante para o crescimento e desenvolvimento da nossa economia e bem-estar dos cidadãos. "Até o fim de 2020, o objetivo é trabalharmos com parceiros para que milhares de brasileiros tenham acesso à internet de graça pelo Google Station", destacou, ressaltando que a meta é democratizar acesso inclui pessoas e empresas.

"As ferramentas Google ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões em atividade econômica e fomentaram a criação de empregos. O impacto é enorme para empresas pequenas, médias e grandes", assinalou. "As pequenas empresas precisam de toda força que conseguir e ajudá-las a crescer está no nosso DNA", completou.


Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

eGov digital: atendimento em tempo real fica abaixo de 10% no Brasil

Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que o uso dos chatbots ficou em 8% nos órgãos federais. Nos estaduais, o percentual cai para 5%.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G