19/03/2021 às 11:00
Carreira


Governo e Microsoft lançam seis cursos online em nova Escola do Trabalhador
Luís Osvaldo Grossmann

Depois de 18 meses suspensa, voltou a funcionar a plataforma Escola do Trabalhador, agora em versão “4.0” e com patrocínio da Microsoft. No site estão disponíveis os primeiros seis cursos online de um portfolio que promete adicionar outros 41 ao longo dos meses de abril, maio e junho deste 2021. 

Segundo a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, o projeto tem como objetivo capacitar jovens e adultos com foco no aumento da empregabilidade. O público-alvo são trabalhadores, maiores de 18 anos, em busca de emprego, que queiram se reinventar e se preparar para as novas demandas do mercado de trabalho, principalmente com foco no ambiente digital. A meta é alcançar 5,5 milhões de trabalhadores até fevereiro de 2023.

Para tanto, a plataforma de ensino a distância conta com 58 instrutores cedidos pela Microsoft para oferecer orientação personalizada para até 315 mil pessoas. A Sepec diz que serão firmadas outras parcerias de conteúdo com o setor privado. Os conteúdos serão oferecidos de forma on-line, gratuita e com certificado. São diferentes trilhas de aprendizagem que somam 47 cursos

Por enquanto, está disponível apenas a trilha de ‘Letramento Digital’, com seis cursos: trabalhe com computadores; acesse informações online; comunique-se online; crie conteúdo digital; colabora e gerencie conteúdos digitais; e participe online com segurança e responsabilidade. 

Outras trilhas são “Fundamentos e Produtividade”, com cursos como “escrever seu primeiro código C#”; “Profissionalizante”, com aulas tipo “pré-requisitos para administradores do Azure”; e a trilha “Avançados em TI”, que explora conteúdos como inteligência artificial, aprendizado de máquina, etc. 


Powered by Publique!