Clicky

Home - Convergência Digital

Claro se propõe a conectar 15 milhões de hectares de campo em 2021 em parceria com a John Deere

Ana Paula Lobo - 16/12/2020

A Claro e a John Deere anunciaram nesta quarta-feira, 16/12, uma parceria  para levar a agricultura 5.0 ao campo brasileiro. A Claro assume a missão de levar torres e antenas para o campo. Já a John Deere fará a conexão das máquinas agrícolas. A iniciativa, batizada de Campo Conectado, permite a geração, o cruzamento e o tratamento de dados por meio de análise em tempo real (analytics), autoaprendizado das máquinas (machine learning) e da inteligência artificial para a tomada de decisões em tempo real.

"Para a agricultura brasileira, isso é um divisor de águas. Em tempos complexos como o que vivemos hoje, destravar o progresso no campo por meio da tecnologia é fundamental para promover a reativação econômica de que o país precisa", diz Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil. A conexão ofertada será por meio do uso da frequência de 700 Mhz.

"A conectividade é um dos principais desafios no interior do Brasil e nós estamos assumindo o compromisso de impulsionar a cobertura do sinal no campo, o que significa um aumento de alcance para mais 15 milhões de hectares produtivos em áreas rurais", diz José Felix, presidente da Claro. Hoje, a operadora já tem mais de 85 milhões de hectares cobertos no território nacional. Mas há um ponto a ser destacado para garantir o cumprimento da promessa, além, é claro, da demanda: a liberação pelos municípios e órgãos responsáveis para a instalação de antenas e torres.

"Se o Brasil ficar insistindo nas dificuldades à infraestrutura, o Brasil não vai ter 5G, não vai ter IoT, não vai ter o campo conectado. Nós só vamos instalar antenas e torres onde formos autorizados. Mas ainda bem que não todos os lugares que criam dificuldade", advertiu José Félix.

Os clientes poderão adquirir o Campo Conectado, pela rede de concessionários John Deere, que conta com mais de 270 pontos de atendimento, máquinas agrícolas com tecnologia embarcada para acesso à internet, potencializando todos os benefícios do ecossistema de agricultura de precisão e gerenciamento de dados em tempo real disponíveis em seus equipamentos. Para máquinas sem acesso à conexão, a empresa fornecerá um kit de conexão. Empresa diz ter, pelo menos, 40 mil máquinas prontas para serem conectadas.

Internet das Coisas

Quem adquirir o Campo Conectado também terá acesso a soluções de Agricultura Digital e Silos Conectados. Nessas soluções, dados relevantes como umidade do solo e do ar, temperatura, índices de NDVI (Normalized Difference Vegetation Index - que fornecem informações sobre a saúde da vegetação, evapotranspiração das plantas) e informações meteorológicas são coletados por meio de sensores conectados à rede celular.

Esses dados são tratados com o uso de análise de dados e fornecem informações importantes para o gerenciamento das atividades agrícolas, possibilitando o diagnóstico para medidas corretas sobre irrigação, pulverização e até para controle e manutenção da qualidade do grão armazenado.

A operacionalização e aplicação dos serviços será feito pela Rede de Concessionários John Deere em colaboração com a empresa SOL Intermediação de Negócios e Gestão de Ativos. Os serviços estarão disponíveis a partir de 15 de janeiro de 2021.




Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/05/2021
Claro é condenada a indenizar em R$ 4 mil por fraude pelo WhatsApp

07/05/2021
Teles denunciam, mas polícia não recupera antenas sequestradas no Rio

06/05/2021
Anatel propõe destinação de faixa de 4,84 a 4,94 GHz para banda larga móvel

20/04/2021
Reino Unido revê uso dos postes para levar 4G e 5G às áreas rurais e rodovias

19/04/2021
Com internet fixa restrita, TIM vê Claro ampliar distância durante a pandemia

16/04/2021
Idec, TelComp, Algar, Sercomtel e Neo pedem ao Cade para barrar venda da Oi Móvel

08/04/2021
Claro libera carteira digital Claro pay para não clientes

23/03/2021
WEG escolhe Claro para rede 5G voltada à Indústria 4.0

10/03/2021
Análise do Cade aponta cartel de Vivo, Claro e Oi em licitações

17/02/2021
Ceará está proibido de impedir teles de bloquearem acesso à Internet ao fim da franquia de dados

Destaques
Destaques

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

STJ: É ilegal polícia clonar celular de investigado

Para o Superior Tribunal de Justiça, além de constituir uma forma ilícita de interceptação, esse procedimento acarretaria a suspensão indevida da comunicação telefônica e telemática dos investigados.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G e a expansão da capacidade de inovação

Por Alex Takaoka*

Segurança da informação, interoperabilidade e infraestrutura ocuparão um papel importante na implantação da tecnologia 5G.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site