Home - Convergência Digital

Cursos técnicos integrados respondem por apenas 8% dos alunos matriculados no ensino médio

Ana Paula Lobo - 24/03/2021

Os cursos técnicos são essenciais para a atração de jovens para a carreira de Tecnologia, mas há muito por trabalhar, uma vez que, hoje, apenas 8% dos alunos matriculados no ensino médio cursam escolas técnicas integradas, como revelou Wandemberg Venceslau, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do ministério da Educação, ao participar de debate Educação para as Novas Ocupações, mediado pela presidente da Microsoft, Tania Cosentino, e com a participação também d Prof. Dr. Alexandre Martins, Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Um consenso entre os participantes do evento: Incentivar os cursos técnicos é absolutamente crucial. Até porque  a demanda por profissionais é crítica na área de TICs- são formados 46 mil por ano, mas há uma demanda maior e boa parte dos formados precisa passar por uma recapacitação, conforme afirmou a presidente da Microsoft, Tania Cosentino. Wandemberg Venceslau, do MEC, lembrou que, atualmente, existem 215 cursos na grade curricular do ministério e todos são ofertados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Para o professor Alexandre Martins, do CAPES, voltado para o curso superior, um dos pontos críticos para ter melhores profissionais é o da capacitação dos professores. "É claro que o professor precisa ter mais intimidade com a tecnologia, mas a inovação tecnológica não precisa ser cara ou excessiva. O professor tem de combinar conhecimento da tecnologia com capacidade para formar o social, para formar o aluno também na parte humana. A digitalização impõe esse cuidado", ponderou o especialista.

Ainda para Martins, seria necessário que mecanismos de incentivos fiscais, como a Lei do Bem pudesse ser usada para o fomento aos cursos técnicos. Wandemberg Venceslau, do MEC, contou que há iniciativas em curso no ministério para incrementar os cursos técnicos. Uma delas é a mentoria na educação profissional para 10 mil docentes, para a orientação dos alunos do nono ano, ainda em dúvida sobre as suas trajetórias pessoal e profissional. Também falou programa Qualifica+, criado no começo deste ano, com 6069 mil vagas e com cursos de qualificação 100% online com até 200 horas de duração.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

05/05/2021
Curso para cloud e IA com 1,2 mil vagas gratuitas encerra inscrição no dia 07

04/05/2021
OAT Solutions aposta em capacitação in company por assinatura

03/05/2021
Santander oferece 50 mil bolsas de estudo para capacitação em TI

30/04/2021
Paula Souza e Microsoft abrem inscrições para 1,2 mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia

29/04/2021
Bootcamp oferece 15 mil bolsas de estudo para desenvolvedores de software

08/04/2021
Huawei quer formar 2000 profissionais técnicos em FTTH até o final do ano

05/04/2021
Consultoria oferece 40 bolsas de estudo em Testes Automatizados de Software (Web e Mobile)

01/04/2021
Embrapii e IBM se unem para treinar 10 mil em TICs

25/03/2021
Competitividade: o mantra do Brasil no jogo da economia digital

24/03/2021
BID: é urgente reduzir a desigualdade no acesso à tecnologia na América Latina

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Trabalho híbrido, cloud, segurança, 5G: como fica o mercado de TI no Brasil?

Por Mauricio Suga*

A pandemia da Covid-19 e as mudanças decorrentes dela foram grandes aceleradores da transformação digital, tanto no Brasil quanto a nível mundial. Mudamos a maneira como trabalhamos e entendemos o local de trabalho, como gerimos e nos relacionamos com equipes e, também, revisitamos as prioridades de investimentos organizacionais, sejam elas de curto ou longo prazo.

Destaques
Destaques

TIC incorporou 59 mil novos profissionais e gerou 1,62 milhão de empregos em 2020

Apesar da adversidade econômica e social com a Covid-19, TIC manteve a empregabilidade em alta. "Respondemos à desoneração da folha de pagamentos cumprindo o que nos cabia. Gerar empregos", afirmou o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Marcos Pontes: O Brasil dá muito pouco valor ao ensino técnico

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação advertiu que no Brasil esse apoio está muito aquém do desejado. Marcos Pontes também defendeu a concessão de incentivo para a contratação de mestres e doutores pelas empresas privadas.

Receita Federal: Saiba como declarar jornada reduzida no Imposto de Renda

A maior parte dos funcionários do setor de TICs foi incluído no Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e da Renda (BEm) em 2020 como medida para aliviar o impacto econômico da Covid-19. Fisco orienta como acertar as contas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site