SEGURANÇA

Anatel usa simulação de ataque para incrementar regras de cibersegurança

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/07/2019 ... Convergência Digital

Um ataque que começa na rede de uma das operadoras de telecomunicações se espalha para concorrentes e mesmo para outros setores, como o fornecimento de energia elétrica. Essa foi uma das simulações realizadas dentro do exercício Guardião Cibernético, liderado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército, e que pela primeira vez reuniu empresas de telecom. 

Em outro exercício, o ataque foi contra o satélite geoestacionário de defesa e comunicações. “O satélite geoestacionário tem uma empresa de telecom de grande importância na provisão de hardware e software, empresa que esta no exercício. Uma das simulações foi ataque a um ativo dessa empresa que provê estrutura de rede, e através de um ataque lateral gerando efeitos sobre a Defesa, podendo até inviabilizar link de dados”, revela o coordenador do Guardião Cibernético, tenente coronel Walbery Nogueira de Lima e Silva.

Como explica o gerente de controle de obrigações de qualidade da Anatel, Gustavo Borges, que representou a agência nos três dias de simulações e análises encerrados nesta quinta, 4/7, a inclusão do setor de telecomunicações faz sentido pela importância da proteção das redes em qualquer tipo de ataque. “Ataques cibernéticos chegam para todos os setores e telecomunicações é o ambiente pelo qual acontecem esses ataques. Então é importante que o setor tenha a condição de suportar esses ataques e reagir.”

O aprendizado do exercício também alimenta preocupações específicas do setor. Como revela o gerente de controle de obrigações de qualidade, a participação ajudou no aperfeiçoamento da proposta de resolução da agência sobre o tema da segurança cibernética. “A normativa não busca determinar todos os regramentos, mas criar um ambiente de cooperação entre órgãos de governo, de defesa, entre as empresas. A regulamentação tem que acompanhar o dinamismo desse assunto”, afirma Borges. 

Segundo explica, a norma é muito focada na criação de um sistema colaborativo entre as empresas do setor de telecom, para comunicação e atuação conjunta quando necessário.  “A Anatel tem planejado uma regulamentação nova sobre segurança cibernética, que está sendo encaminhada para deliberação do Conselho Diretor. Vai pautar para o setor quais são as obrigações e está bem voltado para a questão de cooperação, para que se tenha a melhor resiliência em telecom.”


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Sistemas sem suporte rodam em mais de 40% dos PCs

Pesquisa da empresa de segurança Kaspersky diz que mais popular é Windows 7, que ficará sem suporte em três meses. Grandes, pequenas e microempresas continuam usando versões como XP ou Vista. 

Crimes cibernéticos: Brasil é passível de represália por não assinar Convenção de Budapeste

O consultor em Segurança Cibernética e professor da pós-graduação da Universidade UniCarioca, Guilherme Neves, adverte que o País está atrasado e erra ao não aderir à um tratado global de defesa cibernética.

TSE convoca profissionais de TI para testar segurança das urnas eletrônicas

Evento ocorrerá no período de 25 a 29 de novembro, na sede do TSE, em Brasília. Inscrições vão, agora, até o dia 22 de setembro.

Brasil perdeu mais de R$ 80 bilhões com ataques cibernéticos em 12 meses

O País, hoje, é o segundo do mundo onde ocorrem mais perdas econômicas por conta das ações dos hackers, revelou o coronetl Arthur Sabbat, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G