TELECOM

Oi avança com fibra óptica e abre frente contra ISPs

Roberta Prescott ... 04/06/2019 ... Convergência Digital

Como parte dos investimentos de R$ 7 bilhões anunciados para este ano, a Oi está expandindo sua rede fibra ótica até a casa do cliente. O serviço FTTH, atualmente, chega a 60 municípios brasileiros. Até dezembro de 2019 a meta é chegar a 3,6 milhões de casas passadas, contra 1,1 milhão de homes-passed no fim de 2018 e 1,7 milhão no fechamento do primeiro trimestre deste ano. O avanço da rede de fibra visa a recuperar espaço perdido para as pequenas prestadoras de internet (ISPs) em diversas cidades brasileira e aumentar o market share.  

“Temos uma vantagem competitiva que é ter 360 mil quilômetros de fibra ótica na rede de transporte backbone da Oi, o que faz com que estejamos muito próximo à casa do cliente. Agora estamos levando a internet até dentro da casa do cliente”, disse Bernardo Winik, diretor-comercial da Oi, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo, nesta terça-feira 4/6. Winik ressaltou que a larga rede de transporte é um diferencial da Oi em relação aos provedores de internet e que facilita a expansão da fibra até a casa do cliente. “Dependendo do município, a nossa rede está mais ou menos pronta com cabos primários e secundários. Recai mais na nossa capacidade de execução”, afirmou.

Em janeiro deste ano, a Oi somava 100 mil clientes em fibra e dobrou, chegando a 200 mil clientes, em maio último. “Quando entramos nas cidades com produto com velocidade e qualidade, há um aumento na base de clientes. por exemplo, em Colombo, no Paraná, a base cresceu 49,90%”, completou.

Com mais fibra ótica, além de ampliar a oferta da banda larga, a Oi buscar rentabilizar a expansão com a venda de serviços que usam a rede, como a plataforma digital de vídeo Oi Play e o Streaming Box, uma “caixa” que integra Oi Play, Netflix, YouTube, Google Assistant, entre outros aplicativos em um equipamento que conecta a TV convencional à internet. “Os clientes buscam conteúdo personalizado e a melhor experiência. Vemos que streaming e TV paga são complementares. SVOD vem crescendo e grande parte dos assinantes tem também serviços de TV por assinatura”, completa Winik. Assistam a entrevista com Bernado Winik, diretor comercial da Oi.


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