Home - Convergência Digital

Governo abre curso online para programador com 6 mil vagas

Convergência Digital - 12/03/2021

Parceria entre os ministérios da Educação e da Economia oferece 6.069 vagas gratuitas para três cursos on-line na área de Tecnologias da Informação e Comunicação: programador de sistemas, programador web e programador de dispositivos móveis. Trata-se do projeto-piloto do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, que promete aos estudantes que concluírem os cursos auxílio para ingresso no mercado de trabalho.

Cada um dos cursos terá duração de cerca de 200 horas. Neste primeiro momento, serão ofertados para jovens que tenham o ensino médio completo e residam em 11 regiões metropolitanas do país: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

A demanda por qualificação de TIC partiu de um levantamento realizado pelo Ministério da Economia com o setor produtivo, com o objetivo de buscar profissionais qualificados para ocupar postos de trabalho, visando à retomada da economia. Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, é extremamente importante essa dedicação do governo federal para identificar os entraves que o setor produtivo sofre para o fortalecimento da economia: "A revolução digital já é mais do que uma realidade no cotidiano dos brasileiros. Com o direcionamento correto e qualidade na capacitação, podemos diminuir tanto o desemprego quanto a lacuna de mão de obra qualificada no setor de TIC. Essa também é uma importante ação da retomada do Brasil na rota do crescimento”, analisou.

Esse alinhamento entre as demandas do setor produtivo e as instituições, que possuem expertise na oferta de cursos de TIC e de capacitação na modalidade de Educação a Distância (EaD) gera um impacto favorável, aumentando o potencial de empregabilidade daqueles que vão finalizar os cursos. “Essa é a primeira chamada do projeto Qualifica Mais que traz um grande diferencial para os profissionais que serão certificados ao final do curso, pois, por meio do mapeamento econômico, foi identificada a necessidade de mão de obra qualificada de profissionais nas áreas de formação ofertadas pelos cursos, aumentando assim as chances de inserção desses concluintes no mercado de trabalho”, explicou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.

As sete instituições ofertantes dos cursos foram selecionadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, utilizando critérios de experiência na oferta de cursos na área de TIC. “Esse planejamento para a abertura de vagas e oferta de qualificação profissional proposto, incluindo também conteúdos socioemocionais durante os cursos, buscam auxiliar os estudantes na entrada e permanência em empregos relacionados ao mercado de trabalho na área de TIC”, concluiu o secretário.

A seleção dos estudantes será realizada pela plataforma EduLivre, por meio do preenchimento de uma trilha educacional, onde os candidatos terão a oportunidade de conhecer o contexto do mercado de trabalho no qual pretendem se inserir. A trilha ficará aberta até 11 de abril e contará com informações sobre os cursos e postos de trabalho a eles relacionados, além de apresentar aos candidatos alguns exercícios sobre o conteúdo apresentado.

A partir de 12 de abril, os participantes selecionados receberão e-mail de confirmação de matrícula, enviado diretamente pela instituição ofertante da vaga. O início das aulas está previsto para 10 de maio.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/05/2021
DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

07/05/2021
Empresa lança academia para dar oportuniddes de carreira em TI para pessoas com deficiência

06/05/2021
Bootcamps 2021 abre bolsa de estudos para mais de 30 cursos em TI

05/05/2021
Curso para cloud e IA com 1,2 mil vagas gratuitas encerra inscrição no dia 07

04/05/2021
OAT Solutions aposta em capacitação in company por assinatura

03/05/2021
Santander oferece 50 mil bolsas de estudo para capacitação em TI

30/04/2021
Paula Souza e Microsoft abrem inscrições para 1,2 mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia

29/04/2021
Bootcamp oferece 15 mil bolsas de estudo para desenvolvedores de software

08/04/2021
Huawei quer formar 2000 profissionais técnicos em FTTH até o final do ano

05/04/2021
Consultoria oferece 40 bolsas de estudo em Testes Automatizados de Software (Web e Mobile)

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Trabalho híbrido, cloud, segurança, 5G: como fica o mercado de TI no Brasil?

Por Mauricio Suga*

A pandemia da Covid-19 e as mudanças decorrentes dela foram grandes aceleradores da transformação digital, tanto no Brasil quanto a nível mundial. Mudamos a maneira como trabalhamos e entendemos o local de trabalho, como gerimos e nos relacionamos com equipes e, também, revisitamos as prioridades de investimentos organizacionais, sejam elas de curto ou longo prazo.

Destaques
Destaques

MP do Governo muda as regras para teletrabalho

A MP 1046/2021 diz que a infraestrutura necessária para a prestação do trabalho remoto tem de estar em contrato firmado previamente ou em até 30 dias depois da mudança do regime de trabalho.

Governo reedita redução de jornadas de trabalho e suspensão de contratos por conta da Covid-19

Programa passa a ter validade a partir desta quarta-feira, 28 de abril e terá validade de 120 dias.Trabalhador que for inserido no programa terá estabilidade de até seis meses.

TIC incorporou 59 mil novos profissionais e gerou 1,62 milhão de empregos em 2020

Apesar da adversidade econômica e social com a Covid-19, TIC manteve a empregabilidade em alta. "Respondemos à desoneração da folha de pagamentos cumprindo o que nos cabia. Gerar empregos", afirmou o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site