Clicky

SEGURANÇA

STF diz que ‘acesso fora do padrão’ derrubou serviços na internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/05/2021 ... Convergência Digital

No segundo dia de interrupção no portal web, que dá acessos aos serviços online, o Supremo Tribunal Federal agora informa que “identificou um acesso fora do padrão em seu portal” na quinta, 6/5, o que levou a retirada do portal do ar, com bloqueio a usuários externos. 

O STF não detalha em que exatamente consistiu o “acesso fora do padrão”, mas dá pistas de que pode ter ocorrido uma tentativa de ataque de negação de serviço (DDoS), uma vez que foi identificado “um aumento expressivo na quantidade de acessos ao portal por meio de robôs”. 

Por outra, o STF admite que o mencionado acesso fora do padrão também envolveu tentativa de “obtenção de dados”, mas sustenta que “somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas”.

Os sinais de que se trata de uma invasão a sistemas informáticos do Supremo Tribunal Federal são reforçado pela mesma comunicação divulgada nesta sexta, 7/6, sobre o incidente, ao indicar que “o caso está sob a apuração sigilosa das autoridades competentes”.

Segue a ‘nota de esclarecimento’ do STF: 

“O Supremo Tribunal Federal identificou um acesso fora do padrão em seu portal nesta quinta-feira (6). Para garantir a segurança das informações, o site foi retirado do ar para usuários externos e foram iniciadas análises em diversas de suas páginas. A equipe técnica trabalha para retomada gradual dos serviços a partir desta sexta (7).

O acesso fora do padrão foi contido enquanto ainda estava em andamento e, segundo informações preliminares, somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas.

Todos os sistemas que garantem a atuação jurisdicional do STF, como peticionamento eletrônico, seguiram funcionando adequadamente, sem a necessidade de desligamento.

O caso está sob a apuração sigilosa das autoridades competentes.

Aumento de acessos

Recentemente, o Supremo tem experimentado um aumento expressivo na quantidade de acessos no portal por meio de "robôs" adotados por empresas, entidades e outros profissionais ligados ao direito que capturam dados públicos, como andamento processual e jurisprudência, para uso lícito.

Nos casos em que os sistemas do Tribunal não identificam de imediato se a alta quantidade de acessos é oriunda de um “robô do bem” ou de um hacker com intenções ilícitas, medidas são adotadas para reforço da segurança de suas portas de entradas. No episódio desta quinta, segundo as informações já depuradas, o acesso não teve intuito de "sequestro" de ambiente, mas apenas de obtenção de dados.”

 


Depois de sofrer ataques pesados, CNJ define estratégia de cibersegurança

Relator da política, o presidente do CNJ e do STF, Luiz Fux, destacou que ataques são cada vez mais frequentes e avançados, com alto potencial de prejuízo.

Cidade de São Paulo vai às compras de câmeras públicas

Hoje são cerca de 3500 em atividade e o planejamento é de duplicar esse número na nova licitação, informa Dalmo Álamo, da secretaria municipal de segurança pública da cidade de São Paulo. Os drones também estão fazendo a diferença.

Brasileiros acham um tédio fazer atualização de segurança em PCs e celulares

Tarefa é considerada tediosa para 42%. Sete em cada 10 não veem riscos ao adiar atualizações.

Distrito Federal é o primeiro no País a receber kits biométricos para identificação civil

O Conselho Nacional de Justiça iniciou a distribuição de equipamentos biométricos para identificação civil de presos, ação que chega a todo o país ainda em 2021.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G