GOVERNO » Compras Governamentais

Governo vai ampliar compras online de suprimentos de informática

Convergência Digital* ... 27/01/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia vai expandir o modelo de compras online de materiais de expediente e suprimentos de informática, conhecido como Almoxarifado Virtual. Para isso decidiu realizar uma consulta pública, entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020, com o objetivo de ouvir o mercado e a sociedade a respeito da ampliação da plataforma eletrônica para todas as regiões do país. Após a consulta, a expectativa é de que até junho de 2020 seja realizada a licitação e assinada a ata de registro de preços. O aviso de consulta pública e o termo de referência podem ser acessados aqui.

O projeto está em execução desde outubro de 2018 para órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta no Distrito Federal. Com o uso da plataforma, os órgãos deixaram de adquirir individualmente itens como lápis, papéis, pendrives e canetas e passaram a serem supridos pelo modelo just-in-time (sob demanda).

Com isso, os níveis de estoque têm sido reduzidos, assim como os gastos com espaço para armazenamento e perdas devido à conservação inadequada. “A participação da sociedade e do mercado é fundamental para que a ampliação do projeto consiga englobar as particularidades de todas as regiões do país”, disse o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

As contribuições podem ser enviadas por e-mail para o endereço eletrônico: almoxarifadonacional@planejamento.gov.br. 

O Almoxarifado Virtual é um sistema web disponibilizado a usuários e gestores para a compra de materiais de expediente e suprimentos de informática previamente definidos pela Central de Compras do ME. A licitação é realizada de forma centralizada pelo ministério. Após a efetivação do pedido pelo órgão, por meio da plataforma, os materiais são entregues pela empresa contratada, que é responsável pelo transporte dos produtos ao contratante. Atualmente, 31 órgãos utilizam o sistema no Distrito Federal. 

Antes da implantação do modelo nos órgãos do DF, cada instituição era responsável pela totalidade do processo de planejamento, especificação, aquisição, armazenamento, separação, distribuição e desfazimento de materiais. Esse formato demonstrava, muitas vezes, replicação de trabalho, além da ocupação de espaço físico e disponibilização de pessoas e sistemas para essa finalidade. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

TSE manda Dataprev parar de usar dados da Justiça Eleitoral para avaliar auxílio emergencial

Pedido foi feito de forma oficial pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Roberto Barroso. A alegação é que os BDs não informam o exercício de mandato eletivo.

Agência Espacial abre edital para lançamentos comerciais na base de Alcântara

AEB é responsável pelas tratativas iniciais com as empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em utilizar a base brasileira para lançamento de veículos espaciais.

PL quer adiar venda do Serpro, Dataprev, Telebras e outras estatais

Proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, ressalta que o 'períodos de crise são um excelente momento para quem compra e péssimo para quem vende'. Privatizações estão agendadas para junho de 2021. Ideia é adiar as vendas para 12 meses após o fim da pandemia de Covid-19.

STF derruba MP que mandava teles repassarem dados de clientes ao IBGE

Prevaleceu o entendimento da relatora, Rosa Weber, de que a ordem de recolher nome, endereço e telefone de todos os clientes de telefonia fixa e móvel configura medida excessiva, sem finalidade delimitada ou garantias suficientes. 

Governo lança guia de melhores práticas de adequação à LGPD

Manual ressalta que o compartilhamento de informações na administração é possível, mas precisa respeitar os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G