O Procon-SP notificou a Apple pedindo explicações sobre a negativa da cobertura de assistência técnica de aparelhos de celular que, apesar de serem anunciados como sendo resistentes à água, apresentaram defeito. Consumidores reclamaram que entraram em contato com a multinacional após os produtos apresentarem problemas durante o período de garantia e a empresa recusou-se a fazer o reparo (ou troca) alegando contato com líquido.
A empresa deverá apresentar os laudos de análise técnica referentes aos iphones de cada um dos 21 (vinte e um) consumidores que registraram queixa no Procon-SP que demonstre por onde entrou e que caminho o suposto líquido percorreu no aparelho, bem como justificar o motivo da exclusão da garantia, já que a resistência à água é uma das características presentes na oferta dos modelos.
Também deverá: comprovar que a entrada do líquido no aparelho ocorreu uma vez que os consumidores fizeram utilização fora das condições indicadas; demonstrar qual a quantidade de líquido/umidade/água necessária para o acionamento do sensor de líquidos e informar se este sensor permanece ativo durante toda a vida útil do aparelho.
O Procon-SP demandou ainda que a empresa apresente os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à publicidade sobre os modelos de iphone em questão.
Os modelos envolvidos são os iphones 11, 11 Pro, 11 Pro Max, SE (segunda geração), XS, XS Max, XR, X, 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus, ofertados como resistentes à respingos, água e poeira; e ainda os modelos XS, XS Max, 11 Pro Max, ofertados como resistentes à água, conforme ofertas nos sites do fabricante e de empresas do varejo. A Apple tem sete dias para responde aos questionamentos.
* Com informações do Procon-SP
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Finalmente o 5G entrou na lista das dez previsões para os mercados de Tecnologia e Informação e Telecomunicações da IDC para 2021/2022. Consultoria prevê que a receita virá de novos negócios com IA, IoT, cloud, segurança, robótica e realidade aumentada e virtual.
Pelo cronograma previsto na proposta de edital, oferta do 5G tem início 300 dias depois de formalizada a ‘compra’ das frequências – portanto no segundo semestre de 2022.
Por Ivan Marzariolli*
A maioria das teles com 5G escolheu o que é chamado de implementação “não autônoma”. É um híbrido de 4G e 5G que permite oferecer muitos recursos 5G aos assinantes, enquanto ainda aproveita o investimento existente em seu core de pacote 4G. Operadoras estão ansiosas para aproveitar as vantagens do 5GC (SA ou autônomo) - maior agilidade de serviço e custos mais baixos.
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