INCLUSÃO DIGITAL

Toyota fecha fábrica para construir protótipo de cidade do futuro no Japão

Convergência Digital ... 07/01/2020 ... Convergência Digital

A Toyota Motor aproveitou a CES, que acontece esta semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos, para anunciar a construção de um protótipo de “cidade do futuro” na base do Monte Fuji, no Japão, que usará como energia células de hidrogênio e funcionará como laboratório para carros autônomos, casas inteligentes, inteligência artificial e outras tecnologias. A iniciativa foi batizada de  “Woven City” (Cidade Tecida), em referência às origens da empresa como fabricante de teares.

“É difícil ter ideia sobre o que é uma smart city se você apenas está construindo um bloco inteligente”, disse James Kuffner, presidente-executivo do Instituto de Pesquisa Avançada da Toyota à Reuters. A ideia da “Woven City” vem sendo discutida há um ano e tem como objetivo criar cidades mais seguras, limpas e divertidas e aprender lições que podem ser aplicadas ao redor do mundo, acrescentou o executivo.

A cidade terá serviços de polícia, bombeiros, de ambulância, escolas e poderá abrigar um conjunto de funcionários, aposentados e outras pessoas vinculadas à Toyota, disse Kuffner. O projeto, a ser construído no local de uma fábrica de veículos que deve ser fechada até o final deste ano. Inicialmente, abrigará cerca de 2 mil moradores nos próximos anos e servirá de moradia para os pesquisadores.

A Toyota não revelou o custo do projeto, cuja construção deve começar no próximo ano. “Se você construir, eles virão”, disse o presidente-executivo da Toyota, Akio Toyoda, que chamou o projeto de “meu Campo dos Sonhos pessoal”.

*Com agência Reuters e agências internacionais


França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

No Brasil, 45,9 milhões de pessoas ainda não acessam a Internet

Dados foram apurados pela PNAD Contínua IBGE e mostra que boa parte alega não saber usar ou falta de interesse. São 14,9 milhões de domicílios sem acesso à internet no Brasil. Mulheres superam os homens no acessso à Internet./p>

Governo inicia segunda etapa de contratação de ISPs para área de saúde

Está aberta a segunda chamada para a conexão de Postos de Saúde de todo o país. A RNP informa que, nessa etapa, onde não existir disponibilidade de fibra ótica será considerada alternativa em enlace de radio de frequência licenciada ou livre e satélite.

Novo PL obriga banda larga sem ônus para secretarias de educação e alunos

Medida seria compulsória durante calamidades públicas ou pandemias, mas com possibilidade de que os custos sejam cobertos pelo Fistel. 

Viasat entra no mercado de banda larga residencial com satélite da Telebras

Empresa ampliou parceria com Visiontec, que tem a estatal do governo como sócia, para distribuição e instalação das VSats e promete conexões de até 25 Mbps em 100% do território nacional. 

O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G