GESTÃO

Governo Digital chama voluntários para testarem apps de serviços públicos

Convergência Digital* ... 04/03/2020 ... Convergência Digital

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia lançou uma chamada de voluntários para aplicar testes presenciais aos serviços públicos digitalizados.  Neste primeiro momento, estão sendo avaliados o portal gov.br e o eSocial. Na sequência, será a vez da carteira de motorista digital. 

A avaliação ocorre presencialmente em Brasília e por videoconferência para os usuários de outros estados. Leva cerca de meia hora e nesse período o usuário, ao lado de um especialista da SGD, aponta facilidades e dificuldades que identifique na utilização dos serviços. Eventuais correções no sistema ocorrem de imediato. Para participar, basta acessar o e-mail: atendimento@portal.gov.br. 

No caso do eSocial, como é conhecido o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e que está em fase de testes até a sexta-feira, 6/3, há novidades como tutoriais para facilitar a vida do empregador. 

Segundo a SGD, os testes focam em barreiras que podem ocorrer desde a conexão, ao pedido do serviço, acompanhamento da demanda e solução apresentada. Nas contas da secretaria, até aqui foram digitalizados 54% dos serviços, ou 1.836. 

"Queremos engajar mais pessoas nos testes e avaliar ainda mais rápido as dificuldades para solucionar demandas dos usuários. O serviço público digital não pode ser um caminho de sacrifícios para o cidadão", afirma o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Júnior.

* Com informações do Ministério da Economia 


Carreira
MP 936: Sindicatos dos trabalhadores e patronal advertem sobre risco de conflito judicial

Os acordos individuais para suspensão do contrato de trabalho ou redução de jornada de trabalho previstos na MP 936 poderão causar mais dor de cabeça para as empresas do que solução para o enfrentamento do período de isolamento provocado pelo coronavirus.

Receita flexibiliza recepção de documentos para serviços emergenciais

Serviços como regularização do CPF poderão exigir apenas cópia simples de documentos.

Serpro suspende atendimento e emissão de certificados digitais por coronavírus

Depois de medidas internas de teletrabalho, estatal avisa que também estão suspensos atendimentos presenciais na sede e na regionais de Rio de Janeiro e São Paulo.

Governo Digital chama voluntários para testarem apps de serviços públicos

Primeiros avaliados são o eSocial e o portal gov.br. Próximo será carteira de motorista digital. Inscrições são pelo email atendimento@portal.gov.br.

eSocial: leiaute novo usa CPF como identificação única do trabalhador

Versão beta do novo leiaute do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) está disponível para a avaliação das mudanças realizadas pelo Governo.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G