Clicky

Convergência Digital - Home

Itaú fecha com AWS e vai migrar legado de mainframe para nuvem

Convergência Digital
Convergência Digital - 30/11/2020

A Amazon Web Services anunciou nesta segunda, 30/11, ter fechado acordo com o banco Itaú Unibanco para ser provedor de serviços de computação em nuvem, em um contrato de dez anos - os valores envolvidos não foram divulgados.

Com 56 milhões de clientes, o Itaú Unibanco vai migrar a maior parcela de sua infraestrutura de TI dos mainframes e de seus data centers para a nuvem da AWS. Também levará as principais plataformas bancárias, soluções de call center, aplicativos bancários on-line e móveis para a nuvem.

Além disso, o banco aproveitará a infraestrutura da AWS para serviços de analytics, machine learning, serverless, contêineres, banco de dados gerenciado, processamento, armazenamento e segurança, para captura de informação e insights. O banco planeja, ainda, capacitar milhares de seus colaboradores, além dos 1,3 mil profissionais já treinados em tecnologias avançadas em nuvem, para estimular e acelerar a inovação.

O acordo abrange todas as subsidiárias, como a Rede, uma das maiores provedoras de soluções de pagamento eletrônico do Brasil, e a Credicard. "Estamos buscando uma transformação digital completa na AWS, saindo da tecnologia legada de mainframe e usando seu portfólio de serviços para obter insights e agilidade que nos tornarão ainda mais responsivos às necessidades de nossos clientes", afirma Candido Bracher, CEO do Itaú Unibanco.


Destaques
Destaques

Globo migra data center de produção digital para a nuvem pública do Google Cloud

Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.

Nuvem vira principal alavanca de TICs no Brasil e puxa R$ 181 bilhões até 2024

Projeções da Brasscom no TecForum 2021 ressaltam crescimento acelerado de 20% ao ano da computação em nuvem, especialmente IaaS e PaaS. Big Data, internet das coisas e inteligência artificial também são destaques. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site