Clicky

Home - Convergência Digital

Procon de SP notifica Apple por problemas em celulares resistentes à água

Convergência Digital* - 09/09/2020

O Procon-SP notificou a Apple pedindo explicações sobre a negativa da cobertura de assistência técnica de aparelhos de celular que, apesar de serem anunciados como sendo resistentes à água, apresentaram defeito. Consumidores reclamaram que entraram em contato com a multinacional após os produtos apresentarem problemas durante o período de garantia e a empresa recusou-se a fazer o reparo (ou troca) alegando contato com líquido.

A empresa deverá apresentar os laudos de análise técnica referentes aos iphones de cada um dos 21 (vinte e um) consumidores que registraram queixa no Procon-SP que demonstre por onde entrou e que caminho o suposto líquido percorreu no aparelho, bem como justificar o motivo da exclusão da garantia, já que a resistência à água é uma das características presentes na oferta dos modelos.

Também deverá: comprovar que a entrada do líquido no aparelho ocorreu uma vez que os consumidores fizeram utilização fora das condições indicadas; demonstrar qual a quantidade de líquido/umidade/água necessária para o acionamento do sensor de líquidos e informar se este sensor permanece ativo durante toda a vida útil do aparelho.

O Procon-SP demandou ainda que a empresa apresente os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à publicidade sobre os modelos de iphone em questão.

Os modelos envolvidos são os iphones 11, 11 Pro, 11 Pro Max, SE (segunda geração), XS, XS Max, XR, X, 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus, ofertados como resistentes à respingos, água e poeira; e ainda os modelos XS, XS Max, 11 Pro Max, ofertados como resistentes à água, conforme ofertas nos sites do fabricante e de empresas do varejo. A Apple tem sete dias para responde aos questionamentos.

* Com informações do Procon-SP

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

17/12/2020
Oi terá que indenizar consumidor em R$ 3 mil por cobrança indevida

26/11/2020
Para acabar com troca-troca de planos pelas teles, Anatel vai impedir mudanças em menos de 12 meses

24/11/2020
Intervozes e Idec pedem que Anatel detalhe as medidas tomadas na crise do Amapá

18/11/2020
Apple vai pagar R$ 600 milhões por deixar iPhones antigos mais lentos

16/10/2020
Claro deve indenizar em R$ 5 mil cliente que perdeu tempo por mau atendimento

02/10/2020
Oi leva multa de R$ 800 mil por bloqueio após consumo da franquia

09/09/2020
Procon de SP notifica Apple por problemas em celulares resistentes à água

01/09/2020
TIM, Vivo, Claro e Sky seguem no top 10 das mais reclamadas de São Paulo

24/08/2020
Anatel manda e Claro, Oi, Sky, TIM e Vivo criam ouvidorias para clientes

23/07/2020
Anatel lança aplicativo que compara ofertas das operadoras

Destaques
Destaques

Uso da faixa de 700 MHz deixa 4G disponível 80% do tempo no Brasil

Segundo a mais recente análise da OpenSignal, TIM tem a rede de quarta geração com maior disponibilidade, 88,2%, à frente da Claro (79%) e Vivo (79,5%), Oi (70,2%). 

Um em cada quatro acessos móveis na América Latina será 5G até 2026

Nova edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson aponta que até o final de 2020, mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo já estará usando 5G. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Previsões para 5G Core (5GC) e redes móveis em 2021

Por Ivan Marzariolli*

A maioria das teles com 5G escolheu o que é chamado de implementação “não autônoma”.  É um híbrido de 4G e 5G que permite oferecer muitos recursos 5G aos assinantes, enquanto ainda aproveita o investimento existente em seu core de pacote 4G. Operadoras estão ansiosas para aproveitar as vantagens do 5GC (SA ou autônomo) - maior agilidade de serviço e custos mais baixos.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site