Clicky

NEGÓCIOS

Bancos têm até 15 de janeiro de 2021 para aderir ao Open Banking

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/11/2020 ... Convergência Digital

O Banco Central do Brasil publicou nesta terça, 3/11, uma nova resolução (32/2020), na qual aponta requisitos técnicos e procedimentos operacionais para a implementação do ‘Sistema Financeiro Aberto’, comumente chamado pelo anglicismo ‘Open Banking’. 

A resolução traz regras gerais sobre alguns temas e indica que o detalhamento dos requisitos e procedimentos do Open Banking estará previsto em manuais a serem gradativamente elaborados e divulgados pelo BC, sobre Escopo de Dados e Serviços do Open Banking; APIs; Serviços Prestados pela Estrutura Responsável pela Governança e Segurança. 

Entre definições já estabelecidas, o BC indica que as instituições financeiras maiores, assim definidas pelos critérios da autoridade monetária nos grupos S1 (bancos com porte igual ou superior a 10% do PIB) e S2 (aquelas com porte entre 1% e 10% do PIB), devem aderir até 15 de janeiro de 2021. Para as demais, consideradas de adesão voluntária, a adesão deve se dar “antes do início do compartilhamento de dados do escopo do Open Banking”, que está previsto para 31 de maio de 2021. 

Também entre diversas previsões da norma, a estrutura de governança, a ser estabelecida pelo mercado, deve preparar um sítio eletrônico na internet para servir como portal do Open Banking no Brasil, que disponibilize, em um mesmo ambiente, informações atualizadas sobre as suas atividades, padrão de interfaces, inclusive o seu versionamento, e outras informações relacionadas à implementação do Open Banking, organizadas em áreas específicas destinadas às instituições financeiras, aos desenvolvedores e aos cidadãos. 


Cloud Computing
Agência dos EUA adverte para novas vulnerabilidades no Microsoft Exchange Server

Segundo a NSA, voltada à Segurança Nacional, 44 serviços são afetados,  entre eles os fornecidos pela nuvem como o Azure, Exchange Server, Office, Visual Studio Code e Windows. Boa parte é considerada crítica.

TI da América Latina será última a se recuperar da pandemia de Covid-19

Gastos globais de tecnologia da informação em 2021 já serão maiores que 2020, mas na China, EUA e Europa. Na América Latina, Brasil incluído, a recuperação só virá em 2024, aponta o Gartner.

Em reviravolta na Suprema Corte, Google derrota Oracle em ação bilionária pelo uso da Java

Por maioria de 6 a 2, a Suprema Corte dos Estados Unidos conclui que APIs são “significativamente diferentes” de outros programas de computador e rejeitou cobrança por violação de direito autoral. 

Intelsat contrata e abre centro de suporte a clientes no Brasil

Para o centro brasileiro, localizado no Rio de Janeiro, a empresa de satélite contratou 10 funcionários, que serão responsáveis pelo atendimento a clientes no país e em toda a América Latina.

Competitividade: o mantra do Brasil no jogo da economia digital

Em entrevista à CDTV, o executivo falou sobre os três objetivos estratégicos para 2021: reforma tributária digna para desonerar o emprego; formação de talento e medidas para garantir o uso intensivo de dados.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G