A Azul Linhas Aéreas apostou na nuvem para aumentar a sua eficiência operacional no agendamento da escala de trabalho da sua tripulação. A companhia aérea contratou a plataforma de colaboração Oi Cloud Communication, que atua 100% em nuvem e oferece funcionalidades robustas e independentes como PABX na Nuvem, Comunicação Unificada, Central de Atendimento e Omnichannel.
A tecnologia permitiu um incremento de 25% na taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala da tripulação de sobreaviso. Cliente Oi desde a sua fundação, em 2008, fazendo uso de soluções de link de dados e voz - telefonia fixa e móvel, a companhia aérea adquiriu a solução de TI em dezembro de 2019 e, após 10 meses de funcionamento, garantiu o autosserviço para aproximadamente 4 mil pilotos e comissários que compõem as equipes de voo que necessitam aprovar ou alterar escalas.
“Antes de contarmos com o Oi Cloud Communication, o aceite ou o não aceite para um próximo voo por parte de um membro da nossa tripulação que se encontrava de sobreaviso era passível de gargalo na nossa central de atendimento. Hoje, a nossa taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala subiu de 70% para 95% com a funcionalidade de PABX na Nuvem, uma melhoria que reflete na fluidez de toda a nossa operação, inclusive, com impacto no cliente final”, conta Kleber Linhares, Chief Information Officer da Azul Linhas Áreas.
Com a implantação da modalidade de PABX na Nuvem, que possui a ferramenta call back promovendo o retorno das chamadas de forma automática ou programada, contribuindo com a melhora do indicador, a Azul também contou com um diferencial relevante nesse período de pandemia da covid-19: a adaptabilidade do Oi Cloud Communication visto a atuação ser 100% em nuvem. Com as recomendações de isolamento social, a solução permitiu a companhia aérea migrar todo o time para o modelo de home office sem entraves operacionais.
A Azul possui atividades em mais de 100 localidades e, consequentemente, um alto volume de ligações para confirmações de escalas das tripulações. Com o Oi Cloud Communication houve uma melhora no desempenho operacional a partir da extração de relatórios que apontam os horários de picos de chamados, o tempo gasto em cada ligação, entre outras informações que dão subsídios a inteligência do negócio. A solução Oi Cloud Communication implementada na Azul conta com a parceria da Genesys.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.