26/02/2021 às 12:51
Internet Móvel 3G / 4G


Governo e teles negociam um piloto 5G standalone
Ana Paula Lobo

O Governo e as teles negociam um piloto 5G standalone para acontecer o quanto antes como forma de testar como a tecnologia funcionaria no dia a dia, anunciou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ao participar de coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 26/02, com o presidente da Anatel, Leonardo Morais, para falar sobre a aprovação do edital do leilão 5G pela agência reguladora.

"A ideia é que possamos escolher 20 pontos e já conversei com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para escolhermos um ponto no agronegócio, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para fazer um teste em uma das rodovias escolhidas para compromisso de cobertura. A ideia é ser um piloto pequeno, mas efetivo", frisou Faria.

O ministro das Comunicações afirmou que este piloto está fora do recomendado pelo edital do leilão 5G e que está sendo alinhado separadamente pelo governo e pelas teles. "Queremos ver o 5G standalone funcionando numa universidade como o ITA. Seria uma boa prova da eficiência da tecnologia de última geração", completou. Faria não quis, porém, adiantar prazos para a realização desses pilotos.


Powered by Publique!