Clicky

Home - Convergência Digital

Banco Central autoriza WhatsApp para pagamentos

Convergência Digital - 31/03/2021


Nesta terça-feira (30/3), o Banco Central autorizou o serviço de pagamentos por meio do WhatsApp. A função de compra ainda está em análise. A autorização foi concedida às empresas de serviços financeiros Visa e Mastercard, que são parceiros do aplicativo de mensagem, e ao Facebook, empresa dona do app.

"O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos", disse a autoridade monetária. Também em nota, "o WhatsApp disse que está fazendo os ajustes finais e espera disponibilizar a função assim que possível".

À época do lançamento do serviço, o WhatsApp havia anunciado que pessoas físicas não seriam cobradas pelas transferências, mas empresas teriam uma taxa de 3,99% por transação.

"Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade", afirmou nesta terça Roberto Campos Neto, presidente do BC.

Em junho do último ano, o BC havia suspendido os testes do Facebook com o serviço de transferências para verificar os riscos de segurança e competitividade da nova tecnologia. A liberação dos testes ocorreu em agosto e, agora, o serviço é liberado oficialmente para pagamentos.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

10/05/2021
Pix: BC propõe quatro saques gratuitos por mês e R$ 500 por dia

23/04/2021
BC faz nova mudança na regra do Pix para pagamentos futuros

19/04/2021
Banco Central atualiza manuais do Open Banking e define Experiência do Cliente

15/04/2021
Banco Central muda Open Banking para incluir proteção de dados

12/04/2021
PIX faz do Brasil oitavo país do mundo com mais transações instantâneas

31/03/2021
Banco Central autoriza WhatsApp para pagamentos

15/03/2021
Banco Central adia uso de QR Code no PIX Cobrança

02/03/2021
BC atualiza regras para a contratação de serviços em nuvem

22/02/2021
Banco Central abre inscrições para testes de projetos inovadores

29/01/2021
Banco Central e teles acertam ampliação do Pix Cobrança para celulares pós pagos

Destaques
Destaques

América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Futuro com 5G não será um nirvana, tampouco um apocalipse

Por Paulo Mannheimer*

O futuro, com 5G, não será nem o Nirvana dos Jetsons nem o apocalipse de "O Exterminador do Futuro". "Blade Runner" continua sendo minha maior aposta.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site