Clicky

Home - Convergência Digital

TIM amplia presença no agronegócio com contrato de 4G em 700 MHz com a Adecoagro

Convergência Digital - 06/04/2021

A Adecoagro, companhia agroindustrial com operações na Argentina, Brasil e Uruguai, contratou a conexão 4G da TIM em 700 Mhz para cobrir quase um milhão de hectares, que incluem 180 mil hectares de canaviais e 11 cidades do Mato Grosso do Sul. Os valores do contrato não foram revelados.

“O desafio de interligar em tempo real nossos equipamentos no campo abriu a oportunidade de desenharmos uma parceria muito maior, que agregou outras soluções nessa mesma rede", destaca Renato Junqueira Santos Pereira, VP de açúcar, etanol e energia da Adecoagro. A operação conta com a ativação da plataforma Narrow Band IoT (NB-IoT), que amplia em mais de 40% o alcance da cobertura da rede e, segundo a TIM, consome menos bateria e é fundamental para aplicações de internet das coisas.

O Centro de Operações Agrícolas da Adecoagro (COA) já está conectado a todas as frentes de colheita — como colhedoras, transbordo e caminhões canavieiros — e também com tablets e celulares com aplicativos de apontamento agrícola e segurança perimetral, com os quais é possível visualizar a operação on-line por meio da rede. Atualmente, cerca de 750 equipamentos já estão conectados e a companhia estima finalizar o ano com 1,3 mil interagindo em tempo real.

De acordo com a Adecoagro, essa integração entre equipamentos e o COA reduziu o deslocamento das equipes de campo para o escritório, proporcionando agilidade na tomada de decisão e aumentando a eficiência e a sustentabilidade dos processos.Além de atender toda a área produtiva da Adecoagro, a infraestrutura instalada conecta quase 200 mil pessoas dos municípios sul-mato-grossenses de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Distrito Amandina, Distrito Ipezal, Jateí e Naviraí.

“A Adecoagro, com sua postura visionária, foi um dos nossos primeiros clientes 4G TIM no Campo e é um excelente exemplo de como a digitalização da agricultura através do 4G pode levar a inclusão digital da população rural e urbana da região”, destaca Alexandre Dal Forno, head de marketing e ioT da TIM Brasil. A TIM criou o projeto 4G TIM no Campo em 2018 e as operações com a Adecoagro começaram em 2019, contando com três torres com 100 metros de altura em funcionamento.

A companhia investiu, então, na implantação de mais seis estruturas similares, enquanto a operadora cuidou da instalação de outras três torres e do fornecimento do sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de IoT.

Na época, o investimento viabilizou a cobertura 4G nas áreas de produção de cana e industrial, chegando a mais de 100 mil pessoas nas comunidades do entorno. Para os próximos anos, o projeto da Adecoagro visa outras aplicações e ganhos de eficiência, como instalar estações meteorológicas conectadas via rede NBIoT.
A ideia é conectar e montar um ecossistema de estações com dados climáticos de microrregiões, possibilitando obter informações que irão aprimorar o planejamento agrícola da companhia.

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro está presente no Brasil desde 2004, atualmente com cerca de 6,5 mil colaboradores no país.A empresa atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14,2 milhões de toneladas de cana por safra.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/05/2021
TIM: Oi móvel é uma operação de venda para resolver um problema do setor

06/05/2021
TIM cansa de esperar teles e faz carreira solo na carteira digital

06/05/2021
CRM e big data da TIM vão estar 100% na nuvem até junho

06/05/2021
FiberCo vai fazer fibra onde não tem e seguir plano estratégico da TIM

06/05/2021
TIM Brasil: Dinheiro da venda da FiberCo será usado para pagar a compra da Oi Móvel

05/05/2021
TIM: 5G ‘puro’ é mais barato e rivais reclamam porque não fizeram VoLTE no 4G

29/04/2021
TIM leva 4G para mais 98 municípios no Rio Grande do Sul

23/04/2021
Governo autoriza TIM a emitir R$ 5,7 bilhões em debêntures para 5G

22/04/2021
TIM supera 2 milhões de faturas pagas via PIX

19/04/2021
Com internet fixa restrita, TIM vê Claro ampliar distância durante a pandemia

Destaques
Destaques

América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Futuro com 5G não será um nirvana, tampouco um apocalipse

Por Paulo Mannheimer*

O futuro, com 5G, não será nem o Nirvana dos Jetsons nem o apocalipse de "O Exterminador do Futuro". "Blade Runner" continua sendo minha maior aposta.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site