Clicky

Convergência Digital - Home

Dell investe em IaaS para avançar com tecnologia como serviço

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 07/05/2021

A Dell Technologies reuniu em uma plataforma soluções de tecnologia da informação que serão ofertadas como serviço e com pagamento por uso. Batizado de Apex, o portfólio de produtos para infraestrutura como serviço (IaaS) foi lançado durante o  Dell Technologies World, principal evento global da companhia e que, pelo segundo ano consecutivo, ocorreu de forma virtual.

"O Apex muda a experiência do cliente para consumir de forma simples, flexível, como serviço e pagando por uso. Este lançamento é um princípio de grande caminho", destacou Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de data center da Dell Technologies na América Latina, durante coletiva de imprensa.

Ele explicou que com a aceleração da transformação digital, as empresas precisam modernizar o ambiente de TI, mas podem fazer isso sem aumentar a complexidade da gestão da infraestrutura. "Com o Apex, a Dell Technologies responde a essa demanda", disse. Segundo ele, essa solução reflete os esforços da companhia para simplificar, dar mais agilidade e aumentar a flexibilidade da TI. 

Questionada sobre em que a plataforma Apex se difere das outras ofertas da Dell, a companhia explicou que se trata de nova forma de consumo de tecnologia como serviço. Com o lançamento do Apex, a Dell está estendendo sua oferta de TI como serviço para fornecer recursos de TI sob demanda, com infraestrutura gerenciada pela empresa.

A plataforma consiste em três soluções "guarda-chuvas": o Apex data storage services (armazenamento externo como serviço), o Apex cloud services (serviços de nuvem híbrida); e o Apex console (portal para gerenciar as soluções). Atualmente, todas as três linhas estão disponíveis nos Estados Unidos com plano de expansão para outras geografias. Apenas o Apex data storage, com a solução Apex custom solutions, já disponível para alguns países da América Latina: Brasil, México, Colômbia e Chile. 

O Apex custom solutions traz o mais amplo portfólio de tecnologia como serviço, incluindo o Apex flex on demand, que oferece soluções de pagamento por uso de servidores, armazenamento externo, proteção de dados e de hiperconvergência, e o APEX data center utility, que adiciona um nível adicional de flexibilidade por meio de medição personalizada e serviços gerenciados aplicados no data center. O Apex flex on demand foi a primeira oferta de TI como serviço que a Dell, lançada no Brasil em 2020 e agora, passa a ser um dos produtos oferecidos dentro da plataforma Apex.

Parceria com Equinix

No evento, a Dell Technologies também anunciou acordo com a Equinix, com objetivo de ampliar o alcance do portfólio Apex, por meio dos data centers da Equinix. Nessa parceria, a Dell gerenciará os custos e a infraestrutura do cliente, que poderá escolher entre os data centers da Equinix para implementar os serviços Apex. Em resposta para o Convergência Digital, a Dell explicou que com isso está expandindo seu relacionamento de longa data com a Equinix, podendo fornecer uma solução de nuvem híbrida sob demanda segura, eficaz, consistente globalmente, pelos mais de 220 data centers da Equinix. 


Destaques
Destaques

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.

TIM une big data,LPA e robôs para controle do pagamento de impostos

Operadora elegeu a inteligência artificial para processar grandes e complexos volumes de dados com o SAS e a KPMG. Investimento ficou em torno de US$ 500 mil, ou R$ 2,65 milhões, mas parte dele já foi recuperado em pouco mais de seis meses.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site