Clicky

Home - Convergência Digital

Romênia se junta à Suécia e Reino Unido e tem projeto para barrar Huawei no 5G

Convergência Digital* - 16/04/2021

O governo da Romênia assinou um projeto de lei que pode impedir a Huawei e outros fornecedores chineses de fazerem parcerias em redes 5G no país, tornando-se assim mais um membro da União Europeia a seguir os EUA na imposição de restrições.

Em uma entrevista à agência Reuters, o deputado romeno Pavel Popescu disse que os ministros aprovaram o documento, que será levado ao Parlamento na próxima semana. Se aprovado, impedirá a Huawei e seus pares de qualquer “parceria em 5G com o estado romeno”, embora não esteja claro como isso afetará diretamente as operadoras no país.

O projeto segue um pacto assinado com os Estados Unidos em agosto de 2019, concordando com uma “avaliação cuidadosa e completa dos fornecedores 5G”. Como parte desse memorando de entendimento, a Romênia disse que avaliaria a estrutura corporativa dos fornecedores de equipamentos 5G, incluindo se eles estavam sujeitos ao "controle de um governo estrangeiro", uma referência velada aos fornecedores chineses que os EUA afirmam estarem sob influência do Estado.

Se for aprovada, a medida torna a Romênia se junta a países como Suécia e Reino Unido, que também cederam à pressão dos EUA em sua campanha global para restringir as atividades da Huawei. A Huawei enfatizou seu status como uma empresa privada e negou acusações de que seu equipamento constitui um risco à segurança em várias ocasiões.

* Com informações do MWL

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/06/2021
É hora de cumprir a promessa do 5G

15/06/2021
Ministro das Comunicações ataca teles por causa do 5G DSS

15/06/2021
Itaú Unibanco e Vivo Empresas testam agência bancária com 5G

14/06/2021
5G e Inteligência Artificial são estratégicos para suportar investimentos no Brasil

14/06/2021
Anatel abre consulta sobre convivência entre 5G e satélites

09/06/2021
IBM: Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

07/06/2021
Inmarsat vai à justiça contra 3,5GHz exclusivo para 5G na Holanda

02/06/2021
Sem Android, Huawei começa a implementação do HarmonyOS

02/06/2021
Minicom leva TCU aos EUA para aparar arestas com relação ao leilão 5G

02/06/2021
Câmara cobra explicações do TCU, Minicom e Anatel sobre edital do 5G

Destaques
Destaques

IBM: Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

Só assim as operadoras de telecomunicações vão ser capazes de suportar as novas aplicações e terão como monetizar volumes crescentes de dados habilitados para o 5G e edge aponta estudo global da IBM, conta a líder de serviços de consultoria para a indústria de mídia e Telecomunicações da IBM América Latina, Marisol Penante.

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços de Valor Agregado são a aposta das teles para lucrar com 5G

Por Luiz Pereira*

Em tempos nos quais o serviço de conexão já virou commodity, companhias do setor precisam diversificar ofertas para aproveitarem nova tecnologia.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site