Home - Convergência Digital

SMS vira porta de ataque dos cibercriminosos brasileiros

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 27/07/2016

Os criminosos brasileiros estão começando a apontar seus ataques contra o usuário de serviços bancários móveis de forma mais regular, utilizando o SMiShing (phishing enviado por SMS), além de registrar novos domínios preparados para esse fim. Os ataques são simples e baratos, advertem os especialistas do kaspersky Lab: basta o criminoso registrar um domínio, preparar página de phishing em formato móvel, contratar serviço de envio de SMS em massa (geralmente utilizando cartão de crédito clonado) e assim começa o golpe. A facilidade continua ao obter números de telefones de vítimas, encontrados sem dificuldades em mercados underground.

De acordo ainda com a Kaspersky Lab, é mais fácil invadir contas bancárias a partir de terminais móveis do que por desktops e os especialistas enumeram as razões:

- Sem proteção: pesquisa realizada em 2015 pela B2B International mostrou que apenas 56% dos usuários têm software de proteção instalado em seus dispositivos.
 
- Sem plug-ins: mesmo com apps de acesso dedicado à conta, a maioria dos bancos não exige que seus clientes instalem plug-ins de segurança em seus dispositivos móveis, como acontece no acesso via desktop. Como já visto anteriormente, apps falsos de bancos já apareceram na Play Store, além de ataques de phishing poderem afetar qualquer plataforma por meio de seus navegadores.
 
- Autenticação simples: a maioria dos bancos brasileiros utilizam autenticação simplificada ao acesso móvel, solicitando apenas número da conta e senha de quatro ou seis dígitos caso o acesso seja feito pelo navegador do smartphone.
 
- Notificações reais via SMS: sabemos que grande parte dos bancos nacionais têm usado SMS como canal de comunicação com seus clientes, com informações sobre saques e compras no cartão, o que inclusive tem possibilitado a identificação mais rápida de fraudes. Portanto, pode ser fácil confundir mensagem de SMiShing com SMS legítimo.

Os pesquisadores revelam uma lista de domínios usados por cibercriminosos e advertem que a maioria deles impede o acesso a partir de IPs fora do Brasil. Isto acontece para limitar o acesso aos usuários brasileiros e manter o ataque por mais tempo ar, além de ser mais efetivo, uma vez que companhias de segurança sem presença local irão demorar mais para bloquear os ataques.

Dados da Febraban mostram a razão de os cibercriminosos estarem mirando as contas móveis. Apenas em em 2015, o uso do mobile banking alcançou a marca de 11,2 bilhões de transações no Brasil – crescimento de 138% em relação a 2014 (4,7 bilhões de operações), tonando-se, atualmente, o segundo canal bancário mais acessado.

De acordo com a entidade dos bancos existem, hoje, são mais de 33 milhões de contas móveis ativas. Além disso, o uso global do SMS como canal de mensagens corporativas vai continuar a crescer ao longo dos próximos 10 anos, à medida que mais organizações adotam serviços A2P (Aplicação a Pessoa) para integrá-los em suas comunicações digitais. Somente entre 2014 e 2015, o segmento aumentou 22% em escala global.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

21/08/2019
Startup abre 60 vagas para expansão dos negócios

19/07/2019
BB adota protocolo 3DS 2.0 para transação de débito no celular

08/07/2019
Smartphone vira banco para os jovens no Brasil

08/07/2019
Na mobilidade, os dispositivos vestíveis são os que mais vendem no Brasil

01/04/2019
Samsung e Vivo lançam nova forma de pagamento de aplicativos

17/10/2018
Ericsson: cidades vão ser elementos vivos conectados

12/09/2018
GSMA: Parceria em conteúdo é melhor para teles que produção própria

27/07/2018
Banco do Brasil permite envio de dinheiro via app para o exterior

11/06/2018
Correntista elege o celular como principal meio de relacionamento com os bancos

03/05/2018
Celular é o meio mais usado para as transações bancárias

Destaques
Destaques

América Latina tem menos de 20% de espectro disponível para novos serviços móveis

Mesmo o Brasil, que tem 609 MHz de espectro destinado aos serviços, fica bem abaixo dos 1960Mhz recomendados pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) para 2020.

5G vai chegar a quase 60% da população em 2025

Tecnologia vai crescer muito mais rápido do que qualquer outra geração sem fio, revela estudo de megatências feito pela Huawei. O estudo também prevê que o volume anual de dados globais chegue a 180 ZB (1 ZB = 1 trilhão de GB).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site