Home - Convergência Digital

Governo prioriza banco de talentos para servidores federais

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 09/09/2019

Os servidores públicos federais cadastrados no Sigepe Banco de Talentos terão oportunidades de qualificação. A plataforma, lançada na semana passada, vai permitir às unidades de Gestão de Pessoas conhecer a sua força de trabalho, promover ações de desenvolvimento, a partir da identificação de lacunas de competência e auxiliar na melhor alocação e valorização dos talentos do governo federal.

O secretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal, Wagner Lenhart, explicou que, por meio do painel, vai ser possível filtrar os perfis que atendam aos requisitos buscados pelas unidades dos órgãos. “As áreas de Gestão de Pessoas agora contam com uma ferramenta simples, intuitiva e efetiva que vai facilitar a busca por habilidades, conhecimentos e experiências desejados”, informa Lenhart.

Ainda segundo o secretário, a funcionalidade é um passo importante para alocar, de forma racional, a força de trabalho. “Vivemos em um momento de escassez de mão de obra. Portanto, é imprescindível que busquemos usar, de forma inteligente, os nossos recursos”, esclareceu.

O Painel Sigepe Banco de Talentos pode ser usado por servidores ativos e inativos e é resultado uma parceria entre o Ministério da Economia (ME) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é responsável pela Plataforma Lattes, integrada ao Banco.

Para se cadastrar e incluir as informações no Banco de Talentos, o servidor deve acessar o sistema web www.bancodetalentos.economia.gov.br utilizando as mesmas credenciais (login e senha) de acesso aos serviços do Sigepe. É possível também acessar o banco por meio do aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android ou iOS.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

11/09/2019
Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

09/09/2019
Centro de Inovação abre 100 vagas com jornada flexível e home office

09/09/2019
Governo prioriza banco de talentos para servidores federais

05/09/2019
Embraer abre 150 vagas para estágio e usa Inteligência Artificial

04/09/2019
Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

02/09/2019
Governo esvazia Ciência e Tecnologia e corta bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

14/08/2019
A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

13/08/2019
RH da OLX define planos de cargos e salários como ultrapassados

12/08/2019
Programa Fábrica de Talentos capacita mais de 300 alunos

05/08/2019
Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site