25/11/2020 às 13:02
Internet Móvel 3G / 4G


Depois das falhas, TSE impede eleitor de baixar o e-Título no 2º turno das eleições municipais
Convergência Digital

Neste domingo (29), 57 municípios escolhem, em segundo turno, os prefeitos. E somente poderá utilizar o e-Título quem já tiver se cadastrado na ferramenta até a véspera. O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30).

A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral depois das falhas apuradas no domingo, 15/11, na eleição do primeiro turno. O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, chegou a dizer que faria uma investigação para saber se as falhas tinham sido provocadas por um erro de confecção do aplicativo, mas, até agora, não houve nenhuma justificativa apresentada formalmente pela Corte.

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite também ao eleitor checar a localização da seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O e-Título também permite justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

No primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, o e-Título apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram por não conseguir justificar a ausência por meio do aplicativo. Informações oficiais deram conta que apenas na parte da manhã do domingo do primeiro turno foram feitos mais de 12 milhões de downloads. Na ocasião, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade se devia aos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema, mas também admitiu que os ataques hackers- controlados pelas teles- também causaram instabilidade no acesso à ferramenta.


Powered by Publique!