Home - Convergência Digital

OpenRAN aberta: o xeque-mate do xadrez geopolítico do 5G

Convergência Digital - 25/09/2020

OpenRAN tem tudo para ser o xeque-mate do xadrez geopolítico do 5G, advertiu o vice-presidente de estratégia de rede e arquitetura da canadense Telus, Bernard Bureau, em evento sobre o 5G. Ele também cobrou dos fornecedores a compatibilidade dos produtos para se ter RAN aberta.

A Telus, por exemplo, adiantou, quer ter 5G standalone, que permitirá entre outras, ‘fatiar’ a rede para oferta de serviços privados, até o final de 2022. "Gostaria de um compromisso claro por parte dos fornecedores da adoção do padrão aberto", enfatizou o VP da Telus.

Bureau foi além: disse que o ecossistema de aplicativos para o 5G standalone precisa amadurecer, em especial, para verticais com agricultura, saúde, cidades inteligentes e serviços públicos. E foi nesse ponto, que o executivo da Telus adicionou uma pitada de 'pimenta' ao debate.

Segundo ele, é a hora dos Estados Unidos acelerar o desenvolvimento desses aplicativos se não quiser perder a corrida para a Ásia e para a Europa. "O 5G standalone ficará popular em até três anos, mas a disputa já é hoje. Os EUA precisam correr se quiserem ficar à frente", completou.

*Com informações do Mobile World Live

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/10/2020
Americanet inicia testes de rede 5G em Pindamonhangaba (SP)

26/10/2020
Governo da Itália usa poder de veto e manda empresa cancelar acordo com Huawei

20/10/2020
EUA pressionam Brasil a banir Huawei em troca de financiamento para 5G

19/10/2020
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

15/10/2020
5G: Teles insistem em filtro nas parabólicas e rejeitam migração da TV

14/10/2020
Curso online gratuito da Huawei sobre 5G é agendado para 15 de outubro

14/10/2020
Sem antenas, Belo Horizonte pode ficar sem 5G

09/10/2020
TIM e TIP, liderado pelo Facebook, criam ambientes de testes OpenRAN na Inatel

08/10/2020
TIM: 5G do marketing chega logo, 5G de verdade, só depois do leilão

07/10/2020
Oi segrega frequência do 3G para entrar na disputa do 5G

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site