Home - Convergência Digital

Datathon: competição reúne jovens para uso social dos dados

Da redação - 14/04/2021

O BCG GAMMA, unidade do Boston Consulting Group focada em análise avançada de dados e inteligência artificial, anunciou a terceira edição do "BCG GAMMA Challenge" - e primeira no formato virtual. Devido à pandemia de COVID-19 e com o cenário nacional ainda incerto, a versão online almeja proporcionar experiências e integração diferenciadas, a fim de garantir a saúde e segurança dos participantes e manter o alto nível das soluções propostas, além de ampliar o pool de participantes, até mesmo para brasileiros fora do país.

A competição é um datathon, em que os participantes devem usar ciência de dados para abordar um problema de alta relevância para a sociedade e gerar insights e recomendações a partir da análise de grandes volumes de informações. Em edições anteriores, o BCG GAMMA havia tratado temas como educação e saúde, em parceria com organizações como Fundação Lemann e ABRALE respectivamente.

A edição atual será realizada em parceria com o Instituto Igarapé, think and do tank independente, dedicado à integração das agendas de segurança, clima e desenvolvimento. Voltado a universitários e jovens profissionais entusiastas de advanced analytics, os participantes desta edição terão o desafio de desenvolver propostas e soluções centradas em segurança pública, uma das frentes de atuação do instituto.

"A competição dará aos participantes a oportunidade de utilizar ciência de dados para endereçar um dos maiores problemas da sociedade brasileira. Dados recentes mostram que dez cidades do país estão entre as 50 mais violentas do mundo. A missão desses jovens é gerar insights não triviais e desenvolver recomendações acionáveis para o Instituto Igarapé ou municípios", afirma Henrique Sinatura, sócio e líder do BCG GAMMA no Brasil.

"Essa habilidade de aplicar advanced analytics para solucionar problemas reais será cada vez mais necessária e procurada por empresas do mundo inteiro. Com o crescimento exponencial na geração e capacidade de processamento de dados, negócios dos mais diversos setores vêm se transformando a partir de insights competitivos gerados por essa infinidade de dados e novas tecnologias. Os cientistas de dados serão cada vez mais requisitados e precisaremos desses talentos no Brasil", completa Alexandre Montoro, também sócio do BCG GAMMA.

Serão aceitas inscrições individuais ou de grupos de até quatro pessoas, que deverão ser realizadas entre 25 de março e 23 de abril pelo site: http://on.bcg.com/3tUwqy7. Recomenda-se a resolução da proposta em grupos, portanto, os inscritos individualmente terão a oportunidade de se juntar a outros na mesma situação antes do início dos trabalhos. Após o anúncio dos grupos selecionados, haverá um Hacking Day, momento em que os participantes tomarão conhecimento do caso, terão acesso às bases de dados e iniciarão dos trabalhos.

"Os participantes terão acesso às oito principais bases de dados públicos para a execução do desafio, incluindo informações sobre homicídios, desenvolvimento humano, violência doméstica/sexual e desenvolvimento econômico. Essas informações são chave para planejar políticas públicas municipais de prevenção à violência", explica Melina Risso, diretora de Programas do Instituto Igarapé.

A partir desses dados, eles ficarão livres para desenvolver soluções analíticas e gerar insights relevantes para o Instituto Igarapé e para a criação de políticas públicas eficazes. O período de execução remota dos trabalhos vai de 9 a 24 de maio e os convites para a fase final serão enviados em 1º de junho. As apresentações para uma banca julgadora (composta por executivos do BCG e representante do Instituto Igarapé) estão marcadas para o dia 12 de junho.

A premiação inclui uma bolsa de estudos para cada membro dos dois melhores grupos classificados na final do desafio. O grupo primeiro colocado terá acesso a uma bolsa de 8 mil reais a ser dividida entre seus membros, para realização de cursos ou participações em conferências de Data Science; e o segundo grupo, terá até 4 mil para esse mesmo fim. Além da formação, os participantes dos times vencedores também poderão ir direto para a fase de teste do processo seletivo para uma vaga no BCG GAMMA, desde que atendam aos pré-requisitos necessários.

Cronograma | BCG GAMMA Challenge 2021
• 25/3 a 23/4: Inscrições
• 28/4: Anúncio dos selecionados
• 8/5: Hacking Day (apresentação do desafio)
• 9/5 a 24/5: Execução remota dos trabalhos
• 24/5: Submissão dos trabalhos
• 1/6: Anúncio dos finalistas
• 12/6: Apresentações finais para banca julgadora e anúncio dos vencedores

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/05/2021
Plusoft compra IBOPE DTM por R$ 27,8 milhões por big data

16/04/2021
Goldman Sachs Brasil busca 40 quants e profissionais de TI para São Paulo

16/04/2021
Empresa de inteligência de dados abre 50 vagas em SP e Rio

14/04/2021
Datathon: competição reúne jovens para uso social dos dados

12/04/2021
Semantix oferece 100 vagas para capacitação gratuita em engenharia de dados

09/04/2021
Banco Modalmais compra startup de análise de dados

24/03/2021
Serasa Experian adquire BrScan por Decision Analytics

16/03/2021
Startup cria curso de ciência de dados para jovens talentos

05/03/2021
Tomada de decisão de compras ainda é feita com análise manual de dados

12/02/2021
Cortex vai às compras no mercado de big data

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Trabalho híbrido, cloud, segurança, 5G: como fica o mercado de TI no Brasil?

Por Mauricio Suga*

A pandemia da Covid-19 e as mudanças decorrentes dela foram grandes aceleradores da transformação digital, tanto no Brasil quanto a nível mundial. Mudamos a maneira como trabalhamos e entendemos o local de trabalho, como gerimos e nos relacionamos com equipes e, também, revisitamos as prioridades de investimentos organizacionais, sejam elas de curto ou longo prazo.

Destaques
Destaques

TIC incorporou 59 mil novos profissionais e gerou 1,62 milhão de empregos em 2020

Apesar da adversidade econômica e social com a Covid-19, TIC manteve a empregabilidade em alta. "Respondemos à desoneração da folha de pagamentos cumprindo o que nos cabia. Gerar empregos", afirmou o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Marcos Pontes: O Brasil dá muito pouco valor ao ensino técnico

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação advertiu que no Brasil esse apoio está muito aquém do desejado. Marcos Pontes também defendeu a concessão de incentivo para a contratação de mestres e doutores pelas empresas privadas.

Receita Federal: Saiba como declarar jornada reduzida no Imposto de Renda

A maior parte dos funcionários do setor de TICs foi incluído no Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e da Renda (BEm) em 2020 como medida para aliviar o impacto econômico da Covid-19. Fisco orienta como acertar as contas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site