Qualcomm defende faixa de 6GHz para não licenciados atenta ao 5G

Por Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 31/07/2020 ... Convergência Digital

O Wi-Fi 6E será o futuro para complementar os serviços licenciados, pensando muito no 5G, afirmou o diretor sênior de Relações Governamentais da Qualcomm, Francisco Soares, ao participar do eForum Wi-Fi 6, realizado nesta quinta-feira, 30/07, pelo Convergência Digital e pela Network Eventos.

O executivo pontuou que a Qualcomm tem uma posição firmada sobre o destino da faixa de 6GHz: ela deve ser destinada integralmente aos serviços não licenciados. "Precisamos da faixa para não licenciados e para ter um complemento ao 5G. Hoje o Wi-Fi 6 é usado para complementar os serviços licenciados nas faixas de 2,4GHz e 5GHz", sustentou Soares.

O executivo lembra que para o Wi-Fi 6, que funciona nas faixas existentes como 2,4GHz e 5GHz, já existem equipamentos disponíveis no mercado. Já o Wi-Fi 6E depende da disponibilidade da faixa de 6GHz, mas a Qualcomm já tem o chip pronto para a tecnologia. "Aqui no Brasil dependemos da Anatel. Esperamos que a faixa seja destinada aos não licenciados", reforçou. Soares lembrou ainda que o mundo já discute o Wi-Fi 7.0, que vai permitir bandas ainda maiores". Assistam a participação de Francisco Soares, da Qualcomm.

Veja abaixo a íntegra do evento.


Internet Móvel 3G 4G
Desertos digitais no Brasil só acabam com Reforma Tributária

Para o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e para Daniel Vilela, Diretor, Aliança Conecta Brasil F4, quando os projetos são colocados no papel, a tributação não permite fazer a conta fechar. Conectividade rural e educação são gargalos de investimentos.

Em três meses, Anatel e PF apreendem mais equipamentos irregulares que em todo 2019

Somente entre julho e setembro deste 2020 foram 243,7 mil equipamentos sem certificação, entre baterias, carregadores, TV boxes, smartwatches e conversores digitais com Wi-Fi.

Reordenamento do uso dos postes tem custo estimado em R$ 20 bilhões pela Anatel

Montante seria o necessário para adequar o uso dos postes em 1,4 mil cidades com mais de cinco prestadores de telecomunicações. Agência reguladora também propõe a criação de um operador neutro para a resolução dos conflitos existentes com empresas de Internet e distribuidoras de energia.

Receita faz a maior apreensão de TV box piratas do Brasil

Mais de 60 mil aparelhos foram apreendidos, o que representa um prejuízo superior a R$ 50 milhões ao crime organizado.

Anatel, por Covid-19, autoriza Claro a adiar lançamento de novo satélite

Lançamento do StarOne D2, que promete conexões em banda Ku e banda Ka, agora, pode acontecer até agosto de 2021.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G