Clicky

TIM: OpenRAN é caminho para Brasil sair do atraso no 5G

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/09/2020 ... Convergência Digital

O Brasil está atrasado na implementação do 5G, mas pode dar um salto para a vanguarda da nova onda. O caminho para isso, como defendeu o presidente da TIM, Pietro Labriola, ao participar nesta terça, 29/9, do Painel Telebrasil 2020, é “abraçar o OpenRAN”. 

“Talvez esse atraso do Brasil no 5G possa virar uma oportunidade para todos nós, no sentido que está aparecendo um novo padrão, o OpenRAN, que podemos abraçar para transformar o Brasil no primeiro pais a usá-lo”, afirmou o executivo. 

“Hoje, se você tem que construir o 5G, tem que usar o mesmo fornecedor. Mas com o OpenRAN pode escolher fornecedores diferentes para 5G. Estão aparecendo muitos outros parceiros para fornecer o serviço. Vamos avaliar a possibilidade de abrir para OpenRAN e virar o laboratório do mundo, atraindo investimentos e análises para essa tecnologia que nos permitam dar um salto e transformar o Brasil no pais mais avançado do 5G. É uma provocação, mas é assim que a gente transforma atraso em sucesso”, insistiu. 

A lógica do OpenRAN, ou acesso a redes de rádio abertas, em tradução livre, é justamente os padrões não proprietários, daí a defesa de Labriola de que é o caminho para diversificar fornecedores. Vale lembrar que a tecnologia está sendo impulsionada especialmente pelo governo dos Estados Unidos como forma de expurgar do país redes da chinesa Huawei. 


Internet Móvel 3G 4G
GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Setor de telecom paga mais de R$ 60 bilhões em impostos em 2020

Tributos pesam no bolso dos usuários dos serviços de telecom, que pagam mais de 42% sobre os serviços, entre taxas e impostos. Só de fundos setoriais, foram mais R$ 3,57 bilhões

STF valida lei que proíbe telemarketing para empréstimos a aposentados

Em decisão unânime, Plenário do Supremo validou lei do Paraná que prevê a restrição. “A simples autorização dada ao telefone enseja a exposição a fraudes, abusos e até mesmo coação por terceiros". afirmou a relatora, Cármem Lúcia.

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 

À pedido da Sky, Anatel libera cobrança antecipada em serviços de telecom

Por maioria de 3 a 2 votos, agência concedeu medida cautelar para já tornar vigente mudança que só seria válida no novo Regulamento Geral do Consumidor. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G