TELECOM

Queixas na Anatel caem 16% até abril

Convergência Digital ... 25/05/2017 ... Convergência Digital

O número de reclamações na Anatel está em queda. Entre janeiro e abril, foram 1,18 milhão de queixas, contra 1,40 milhão nos quatro primeiros meses de 2016 – ou 16,1% menos. O recuo foi observado em todos os serviços, mesmo na banda larga fixa, único ainda a apresentar crescimento líquido de assinantes no mercado como um todo.  

As quedas em abril acentuaram a trajetória, que no quadrimestre já somam significativamente menos do que no mesmo período de 2016. As queixas caíram 27,6% na telefonia fixa, 21,6% na TV paga e 17,3% na banda larga. A telefonia móvel, serviço mais utilizado do país, representou praticamente metade (47,9% do total de reclamações, mas mesmo neste houve 7,2% menos queixas no perído.

Em abril, mês em que foram registradas 258,8 mil reclamações na agência (-19,9%), problemas de cobrança se mantiveram em destaque e representaram 46,47% das queixas recebidas contra operadoras de TV paga, 39,76% das de telefonia fixa e 53,7% das operadoras móveis.

Na banda larga fixa a liderança ficou com as reclamações sobre qualidade do serviço (46,22%) e na telefonia móvel pré-paga foi relativa à créditos (49,52%). Reclamações contra qualidade, cancelamento, promoções e instalações são outros motivos que levam os usuários a procurar a Anatel.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.

Sangria na telefonia fixa faz mercado perder meio milhão de linhas em janeiro

Nos 12 meses terminados em janeiro, sangria de assinantes do STFC passou de 2,5 milhões de acessos. A Oi, entre as concessionárias, detém 56,04% das linhas ativas. Entre as autorizadas, a Claro aparece com 10,2 milhões de linhas ativas, ou 62,41%.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G