TELECOM

Comissão aprova projeto que obriga teles a fazerem bloqueio de telemarketing

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/11/2017 ... Convergência Digital

Passou na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados um dos vários projetos de lei que estabelecem, em nível nacional, o bloqueio a chamadas de telemarketing. Mas se o tema em geral deixa com os Procons a missão de criar cadastros do tipo ‘não perturbe’, o substitutivo ao PL 8195/17 que sai da CDC transfere essa responsabilidade para as operadoras de telecomunicações. 

Até aqui cadastros desse tipo estão previstas em várias legislações estaduais e já vêm sendo tocados pelos Procons. Mas o relator na comissão, Rodrigo Martins (PSB-PI), sustentou que não existe um Procon nacional e que dar a tarefa à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça exigiria projeto de autoria do Poder Executivo. Por isso, achou melhor mudar a Lei Geral de Telecomunicações e deixar o cadastro de bloqueio aos call centers com as teles. “Afinal, aquelas que auferem lucros com as ligações efetuadas”, justificou Martins.

Dessa forma, para garantir que o cidadão tenha “direito de não ser, inadvertidamente, importunado”, o projeto faz duas mudanças na LGT (9.472/97) e uma no Código de Defesa do Consumidor (8.078/90). Na primeira, inclui como direito do usuário a “manifestação, junto às prestadoras de serviço de telecomunicações, da opção pelo não recebimento de chamadas ou mensagens de telemarketing”. E cria o artigo 78-A para determinar que “as prestadoras de serviços de telecomunicações deverão instituir e manter atualizado sistema único de consulta de códigos de acessos de assinantes que se manifestem pelo não recebimento de chamadas e mensagens de telemarketing”. 

No Código de Defesa do Consumidor inclui que “é proibida a oferta ou venda de bens e serviços por telefone, ou por qualquer outro meio que se utilize dos códigos de acesso de serviços de telecomunicações, a consumidores que tenham se manifestado pelo não recebimento de chamadas ou mensagens de telemarketing , conforme o sistema único de que trata o artigo 78-A da Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997 – Lei Geral de Telecomunicações”. 


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.

Sangria na telefonia fixa faz mercado perder meio milhão de linhas em janeiro

Nos 12 meses terminados em janeiro, sangria de assinantes do STFC passou de 2,5 milhões de acessos. A Oi, entre as concessionárias, detém 56,04% das linhas ativas. Entre as autorizadas, a Claro aparece com 10,2 milhões de linhas ativas, ou 62,41%.

Oi vence Unitel em disputa de R$ 2,4 bilhões

Segundo a empresa, a decisão da Câmara de Comércio Internacional na arbitragem que corre desde 2015 entendeu que “os outros acionistas da Unitel violaram diversas previsões do acordo de acionistas”.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G