INTERNET

Silvio Meira: Fake News não vai acabar tão cedo no Brasil e no mundo

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann ... 05/06/2020 ... Convergência Digital

Usar desinformação para prejudicar os adversários tem mais de 2 mil anos e não dá sinais de que vai terminar tão cedo. Como apontou o cientista, professor e empreendedor Silvio Meira, no Convergência Digital Em Pauta desta sexta, 5/6, algo mais próximo de uma superação social do que propriamente de uma solução. 

“Não acho que vai desaparecer. Fake news não desaparece. Vai ter uma quantidade muito grande, durante muito tempo. Mas tem uma solução parcial. Quando a gente olha a geração Z, a geração que nasceu na internet, em 2027 eles vão ser 2,3 bilhões de pessoas. Vão ser aproximadamente igual a soma de todo mundo que tá vivo e nasceu antes. Significa que o mundo será muito mais digital e essas pessoas nasceram sabendo o que é a internet. E hoje elas espalham sete vezes menos fake news que os mais velhos, do que as pessoas com mais de 65 anos de idade.”

Fora isso, só mesmo cultura. “São grupos específicos de pessoas que querem se convencer de alguma coisa e começam a propalar como se fosse verdade, apesar de saberem que não é, combinado com o analfabetismo digital. As pessoas que espalham fake news normalmente não entendem que certas fontes de informação não são tão confiáveis quanto outras e não têm mecanismos de verificação à sua disposição cognitiva para testar se aquele informação é válida ou não. Aí um paper publicado no Lancet é a mesma coisa que a tese de um amigo no Whatsapp. Fica difícil competir.”

Aqui, o link para a entrevista completa: https://youtu.be/wa40su954ww

Assista a participação de Silvio Meira ao falar sobre as Fake News.


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

No Brasil, 47% indicam comprar mais pela internet após Covid-19

Pesquisa da Salesforce também indica que os brasileiros são quase duas vezes mais propensos a fazer compras por meio de redes sociais que em outros países.

Ministério Público defende rastreamento de mensagens no PL das Fake News

Para a Câmara Criminal do Ministério Público Federal, a previsão deve ser mantida porque "mostra-se útil para a investigação de diversos ilícitos". 

Fake News: Sai versão em português de chatbot gratuito de verificação para o WhatsApp

Pelo chatbot da International Fact-Checking Network, usuários do OTT podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como "falsas", "parcialmente falsas", "enganosas" ou "sem evidência" por verificadores profissionais.

Comércio pela internet dispara e movimenta 12% das vendas no Brasil

Segundo pesquisa da Camara-e.net e da Compre & Confie, vendas em junho foram 110% superiores há um ano. Alta no semestre beira os 60%. 

Slack acusa Microsoft de impor o Teams vinculado ao Office

OTT alega que a empresa norte-americana está vinculando o Teams ao Office para forçar a aceitação do produto, que disputa espaço com o Slack e com o Zoom nessa era de pandemia.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G