Home - Convergência Digital

Bayer dá acesso gratuito a ferramenta de coleta de dados para agricultura digital

Convergência Digital* - 12/06/2020

A Bayer está lançando a campanha "Dê um Impulso na fazenda" para que agricultores de todo Brasil possam ter acesso gratuito à licença anual de Climate FieldViewTM, plataforma de agricultura digital capaz de coletar e processar automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real.

Quem já usa a plataforma é a Sementes Vitória, que está no ramo da produção e comercialização de sementes de soja há mais de 30 anos, em Goiânia (GO) buscou na tecnologia Climate FieldviewTM da Bayer o auxílio para o manejo mais eficiente de plantas daninhas.Segundo Patrícia Dias, agrônoma da Sementes Vitória, o processo anterior para controle da buva geralmente era feito com visitas aos campos e demarcação das áreas com infestação para aplicação de herbicidas.

"Era comum, diante da presença de plantas daninhas em um talhão, fazermos a identificação das espécies, bem como analisarmos qual seu estágio (quantos pares de folhas) e, assim, determinávamos qual herbicida utilizar (dose, tipo de bico no pulverizador e horário da aplicação), depois disso, fazíamos a aplicação em toda a extensão de área. Isto é, cada metro quadrado do talhão, tendo ou não as plantas daninhas a serem controladas, recebia o herbicida", diz.

Após a análise realizada pela plataforma Climate FieldViewTM, os custos por aplicações passaram a ser mais assertivos. A possibilidade de ter mapas com a localização exata das plantas daninhas contribuiu para a otimização no uso de herbicidas em 68,2%, além da redução em 31,8% na quantidade de água usada por hectare. "Levantamos a espécie e onde estava presente, assim construímos um mapa com a localização e tipo de planta. Com as marcações na plataforma FieldView, concluímos que a área que receberia a aplicação de de herbicida era de cerca de 30 hectares plantados e não mais os 96 hectares totais, como teria sido feito sem esse diagnóstico", diz Patrícia.

De acordo com a agrônoma, a plataforma Climate FieldViewTM se tornou uma ferramenta importantíssima para os processos gerenciais da Sementes Vitória. "Acreditamos que podemos fazer melhor, de forma assertiva, mais sustentável e, com menos erros, proporcionaremos mais lucratividade aos nossos negócios", comenta.

O uso da tecnologia e a gestão inteligente de dados permite que o produtor tenha acesso às informações gerais de sua plantação e assim consiga trabalhar de forma estratégica sem necessariamente estar no campo. "Uma vez na nuvem, as informações colhidas podem ser unidas a outros dados e gerar relatórios inteligentes para o melhor manejo dos defensivos, isso reduz o tempo do produtor in loco, gera economia, amplia sustentabilidade e dá a ele rapidez na tomada de decisão", explica Mateus Barros, líder de negócios de Climate FieldviewTM para a América Latina.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

28/07/2020
A10 e CLM lançam laboratório de capacitação em IoT/5G

17/07/2020
Do Brasil para o mundo: IoT na irrigação de precisão

06/07/2020
UISA, de bionergia, contrata Vivo para ter 4G e IoT na produção de bionergia

01/07/2020
ConectarAgro quer 13 milhões de hectares na área rural com conexão 4G até o fim de 2021

29/06/2020
Senador pede regime de urgência para IoT para acelerar geração de emprego e renda

23/06/2020
Indicator Capital vai gerir fundo de IoT do BNDES e Qualcomm Ventures

16/06/2020
Startup pernambucana capta R$ 3,5 milhões e investe para expandir IoT na saúde

12/06/2020
Bayer dá acesso gratuito a ferramenta de coleta de dados para agricultura digital

10/06/2020
Regulamentação de IoT passa por tratar a coleta e a proteção dos dados

08/06/2020
Centro de Operações Rio usa rede neutra IoT da American Tower

Destaques
Destaques

Edital do 5G vai ao mercado com ou sem venda da Oi Móvel

"Não vou submeter um processo de política pública, como é o edital 5G, a uma fusão e aquisição", afirmou o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.

Venda de smartphones piratas dispara 135% no 1ºtri no Brasil

Tombo no primeiro trimestre foi de 8,7% - e chegou a 22,4% entre os aparelhos mais simples. Alta do dólar e a falta de componentes impactaram a venda dos dispositivos no país.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site