Clicky

GESTÃO

MP pede ao TCU para suspender liquidação da CEITEC

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/04/2021 ... Convergência Digital

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União apresentou uma representação para que seja suspenso o processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Ceitec. O sinal de alerta veio com a demissão sem justificativa do engenheiro Julio Leão, um dos líderes do movimento contra o fechamento da estatal do chip. 

“Veio a público a notícia de que de que o processo de desestatização do Ceitec e de publicização de suas atividades estaria eivado de graves irregularidades, por atender a interesses alheios aos interesses públicos e nacionais e por estar sendo conduzido com arbitrariedades e perseguições que acarretarão injustificada e antieconômica perda de recursos humanos e de conhecimentos tecnológicos formados desde o início das atividades daquela empresa pública”, aponta o subprocurador Lucas Furtado. 

Ele aponta para a demissão do engenheiro como indicativo das mencionadas arbitrariedades e perseguições. “O relato do Sr. Julio Leão é de suma gravidade, pois informa que o processo de desestatização do Ceitec e de publicização das atividades daquela estatal pode estar, em flagrante desvio de finalidade, servindo a interesses privados de empresas estrangeiras de tecnologia”, diz a representação. 

“Esse quadro reclama a obrigatória e pronta atuação do Tribunal de Contas da União, a fim de que sejam apurados os fatos trazidos a lume, uma vez que esses fatos evidenciam séria afronta aos princípios da impessoalidade, da moralidade e da eficiência na Administração Pública, previstos expressamente no caput do artigo 37 da Constituição.”

Nesse sentido, o MP pede que o TCU determine a suspensão cautelar do processo de liquidação. “É de se concluir que o caso ora em consideração encerra as condições necessárias e suficientes para que, com base no que dispõe o artigo 276, caput, do Regimento Interno do TCU, seja adotada medida cautelar, até que o Tribunal decida sobre o mérito da questão, no sentido de se determinar ao Ministério da Economia e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que adotem as medidas necessárias a que seja suspenso o processo de desestatização do Ceitec”. 


Sem plano aprovado, Ceitec demite 33 funcionários e prevê mais exonerações

Liquidante da estatal desconsiderou recomendação do Ministério Público do Trabalho para realizar negociação coletiva e prepara mais três atos de exonerações em massa. 

eSocial: Novo manual traz mudanças com versão simplificada

Além de consolidar alterações, texto contempla dúvidas recebidas pelo atendimento do Fale Conosco do eSocial.

Com assinatura digital, Receita só aceita documentos online e pelo portal e-CAC

Empresas do Simples Nacional somente poderão entregar documentos em unidades de atendimento presencialmente se o serviço exigir a assinatura digital por meio do certificado digital.

Contrato com o governo como garantia de empréstimo vale em todas as instituições financeiras

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia abriu o AntecipaGov para instituições além das autorizadas pelo Banco Central.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G