GESTÃO

Governo Digital chama voluntários para testarem apps de serviços públicos

Convergência Digital* ... 04/03/2020 ... Convergência Digital

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia lançou uma chamada de voluntários para aplicar testes presenciais aos serviços públicos digitalizados.  Neste primeiro momento, estão sendo avaliados o portal gov.br e o eSocial. Na sequência, será a vez da carteira de motorista digital. 

A avaliação ocorre presencialmente em Brasília e por videoconferência para os usuários de outros estados. Leva cerca de meia hora e nesse período o usuário, ao lado de um especialista da SGD, aponta facilidades e dificuldades que identifique na utilização dos serviços. Eventuais correções no sistema ocorrem de imediato. Para participar, basta acessar o e-mail: atendimento@portal.gov.br. 

No caso do eSocial, como é conhecido o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e que está em fase de testes até a sexta-feira, 6/3, há novidades como tutoriais para facilitar a vida do empregador. 

Segundo a SGD, os testes focam em barreiras que podem ocorrer desde a conexão, ao pedido do serviço, acompanhamento da demanda e solução apresentada. Nas contas da secretaria, até aqui foram digitalizados 54% dos serviços, ou 1.836. 

"Queremos engajar mais pessoas nos testes e avaliar ainda mais rápido as dificuldades para solucionar demandas dos usuários. O serviço público digital não pode ser um caminho de sacrifícios para o cidadão", afirma o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Júnior.

* Com informações do Ministério da Economia 


Carreira
Teletrabalho vai crescer 30% mesmo após pandemia do Coronavírus

Empresas precisam entender que a tecnologia é, cada vez, mais um ativo humano, observa o coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, André Miceli.

Receita flexibiliza recepção de documentos para serviços emergenciais

Serviços como regularização do CPF poderão exigir apenas cópia simples de documentos.

Economia prepara norma para permitir assembleias de acionistas pela internet

Proposta está em consulta pública e prevê requisitos mínimos para o sistema online que for utilizado, além da garantia que todos acionistas, sócios ou associados tenham condições tecnológicas de participar. 

Cadastro dos cidadãos ganha primeiras regras e órgãos têm 90 dias para classificar dados

Coronavírus: pagamento do Simples Nacional é prorrogado

Comitê Gestor do Simples Nacional publicou as novas datas previstas para o pagamento do imposto. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G