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Com ajuda da Covid-19 e redução de investimentos, Vivo tem lucro de R$ 1,2 bilhão no trimestre

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/10/2020 ... Convergência Digital

A Telefônica Vivo festejou nesta quarta, 28/10, o aumento de 25,5% no lucro, que chegou a R$ 1,2 bilhão no terceiro trimestre, em comparação com o trimestre imediatamente anterior. Em que pese um período em que a receita líquida caiu 2,3%, para R$ 10,79 bilhões, o resultado final foi compensado por reduções nos investimentos e nas despesas administrativas. E pela ajuda dos recursos públicos via Auxílio Emergencial e complementação salarial em medidas de combate aos impactos da pandemia de Covid-19. 

A Covid-19 parece ter ajudado em diferentes frentes. A telefonia pré-paga (+5,8%) e as conexões de banda larga fixa (+5,4%) tiveram alta em um trimestre marcado por quedas no pós-pago (-2,5%), nos serviços de dados corporativos e TI (-9%), na TV por assinatura (-9%) e na telefonia fixa (-17,8%). Como apontou o presidente da Vivo, Christian Gebara, ao apresentar os resultados, a necessidade de conectividade em casa e a ajuda financeira aos mais pobres fizeram diferença. 

“As pessoas estão precisando ainda mais estar conectadas. E tivemos resultados fortes no pré-pago, um crescimento de 5,8%, por vários motivos, como a maior necessidade de conexão e o fato de que aprimoramos nossas ofertas. A ajuda governamental com distribuição de dinheiro para pessoas em situação vulnerável ajudou as pessoas a consumir e isso teve um impacto direto na nossa performance”, afirmou. 

Como mostra o relatório trimestral da operadora, a Vivo também se valeu da prorrogação de vencimentos de taxas e tributos (MPs 927 e 952) e dos dispositivos da MP 936, sobre redução da jornada e suspensão de contratos de trabalho. “Em função da adesão à Medida Provisória 936/2020, durante os meses de maio a setembro de 2020, os colaboradores da Companhia receberam, diretamente da União, o benefício emergencial estimado em R$ 24,8 milhões.”

Paralelamente, a empresa reduziu os investimentos em 25,8%. Eles somaram 1,8 bilhão no terceiro trimestre, focados especialmente na ampliação da rede de fibra, com ampliação para mais 28 cidades e chegando a 244 – com planos de alcançarem 268 até o fim deste 2020. No fim do terceiro trimestre, a Vivo contava com 14,6 milhões de domicílios cobertos com FTTH e 3,1 milhões de acessos ativos. 


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