Clicky

INTERNET

Juízes de SP adotam sistema do NIC.br para resolver conflitos na Internet

Por Roberta Prescott* ... 10/05/2021 ... Convergência Digital

O Sistema Administrativo de Conflitos de Internet tem sido um mecanismo fundamental para solucionar casos de conflito de nomes de domínio no ".br" (denominado "titular") e qualquer terceiro (denominado "reclamante") que conteste a legitimidade do registro do nome de domínio feito pelo titular. Em evento online, Kelli Angelini, gerente da área jurídica do NIC.br, falou sobre a importância do SACI-Adm, um mecanismo criado em 2010 e que tem desafogado o Poder Judiciário.

Desde a sua implementação, foram instaurados 465 procedimentos, sendo que apenas oito desses casos foram submetidos ao Judiciário. “Nossa experiência nos mostra o quanto este tipo de solução de conflito é efetivo. Acho que isso poderia ser adotado em outras esferas e outras questões, porque é forma muito adequada de solucionar conflitos”, analisou Kelli Angelini.  

“O SACI-Adm foi implementado para que os conflitos de nomes de domínio fossem realizados de forma mais rápida. Não é arbitragem, não segue a lei de arbitragem; trata-se de um procedimento administrativo com especialistas que julgam os casos”, disse. “Contudo, esse procedimento, apesar de ser célere e ter julgamento de especialista, tem escopo limitado”, completou.

A comissão pode chegar a definições que vai cancelar, transferir ou deixar o domínio para a pessoa que registrou. Não há indenização e tampouco é um procedimento sigiloso. “A parte importante é que no final, se a decisão for pelo cancelamento ou pela transferência, o próprio NIC executa”, detalhou. E, caso uma das partes não concorde com a decisão, pode ir para o poder judiciário.

Além disso, as custas processuais são arcadas pelo reclamante e o valor é fixo e o tempo para sair uma decisão leva em média 45 dias.


MP reitera o pedido de suspensão imediata da nova política de privacidade do WhatsApp

Solicitação foi do procurador de Justiça, Luiz Antônio de Souza, do Ministério Público de São Paulo. Medida foi solicitada pelo Instituto Sigilo.

Facebook e Google, dono do You Tube, são convocados à CPI da Covid-19 no Senado

Presidente da República, Jair Bolsonaro, disse em vídeos publicados nas redes, que contrair Covid-19 confere maior imunidade que as vacinas.

Mediastream: à espera do 5G, streaming valida formatos de monetização

Mais e mais empresas estão em busca de fazer streaming no país e com a pandemia mercados até então fora do radar, como o agronegócio, buscaram a tecnologia para fazer valer seus negócios, diz o diretor da empresa, Marco Lopes.

Justiça de São Paulo rejeita recurso da Apple e mantém multa de R$ 7,7 milhões por FaceApp

Procon de São Paulo aplicou a multa por comercializar aplicativo sem termos de uso em português e por conter cláusulas abusivas.

Facebook decide manter contas de Donald Trump suspensas até 2023

"As ações de Trump constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade",disse o Facebook. As contas do ex-presidente dos EUA no Facebook e no Instagram estão suspensas desde o dia 07 de janeiro, um dia depois de o político elogiar pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G