Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Luís Osvaldo Grossmann* ... 04/08/2020 ... Convergência Digital

Com dependência mais intensa da internet no período de isolamento social, cresceram também as queixas com relação ao serviço. A banda larga puxou o aumento das reclamações da Anatel no primeiro semestre de 2020, com alta de 40% sobre o semestre anterior. 

As broncas contra as empresas na prestação do serviço de acesso à internet somaram 393,8 mil registros na agência, contra 281,8 mil do período de julho a dezembro de 2019. Em números absolutos, as reclamações contra a telefonia móvel pós paga foram mais volumosas, 497,1 mil (queda de 2,6% sobre o semestre anterior), mas em universos distintos: são 34 milhões de acessos fixos à internet contra 110 milhões de celulares pós pagos ativos. 

Segundo a Anatel, “em geral, na banda larga fixa, cresceram as reclamações quanto à qualidade, o que pôde ser percebido a partir de março, quando as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 entraram em vigor e o uso da internet nas residências teve aumento”. 

O reclame foi generalizado entre as maiores operadoras, mas em dimensões distintas. A maior empresa de banda larga fixa do país, a Claro, viu as queixas dobrarem de tamanho (131,9 mil contra 69,1 mil, ou 98,8%). Nos provedores menores, a visão agregada indica que a queixa também cresceu forte (+83,6%). E mesmo Vivo (+16,8%), Oi (+5,3%) e TIM (+33%) registraram crescimento. 

Depois da banda larga, a telefonia móvel pós paga foi o serviço com maior crescimento nas reclamações junto à Anatel no primeiro semestre. O aumento foi de 20%, para 227,8 mil queixas. Segundo a agência, “entre os motivos desse aumento estão bloqueio ou suspensão indevidas do serviço e cancelamento indevido. Em diferentes intensidades, todas as grandes prestadoras apresentaram aumento de reclamações na modalidade pré-paga da telefonia móvel”.

Já nos demais serviços, ocorreu queda no volume de reclamações. A telefonia móvel pós-paga continua sendo o serviço mais reclamado, com 497 mil queixas no primeiro semestre de 2020, mas o número é 2,6% inferior que o do segundo semestre de 2019. A telefonia fixa teve 241 mil reclamações no primeiro semestre de 2020 e a TV por assinatura, 154 mil. Em relação ao semestre anterior, estes serviços tiveram queda, respectivamente, de 9% e 10% no volume de reclamações.

* Com informações da Anatel

Internet Móvel 3G 4G
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

Agência espacial dos Estados Unidos escolheu a Nokia para implantar o sistema móvel de comunicação na Lua. Projeteo prevê que o primeiro sistema de comunicação de banda larga sem fio no espaço será construído na superfície lunar no final de 2022.

Em três meses, Anatel e PF apreendem mais equipamentos irregulares que em todo 2019

Somente entre julho e setembro deste 2020 foram 243,7 mil equipamentos sem certificação, entre baterias, carregadores, TV boxes, smartwatches e conversores digitais com Wi-Fi.

Reordenamento do uso dos postes tem custo estimado em R$ 20 bilhões pela Anatel

Montante seria o necessário para adequar o uso dos postes em 1,4 mil cidades com mais de cinco prestadores de telecomunicações. Agência reguladora também propõe a criação de um operador neutro para a resolução dos conflitos existentes com empresas de Internet e distribuidoras de energia.

Receita faz a maior apreensão de TV box piratas do Brasil

Mais de 60 mil aparelhos foram apreendidos, o que representa um prejuízo superior a R$ 50 milhões ao crime organizado.

Anatel, por Covid-19, autoriza Claro a adiar lançamento de novo satélite

Lançamento do StarOne D2, que promete conexões em banda Ku e banda Ka, agora, pode acontecer até agosto de 2021.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G