Home - Convergência Digital

Economia digital exige o fim do conflito Academia x Empresas

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rafael Mariano - 13/11/2018

Falta confiança entre as universidades e as empresas e isso gera uma lacuna na formação de engenheiros no Brasil, admite o professor Moacyr Martucci Jr, da USP Poli. Segundo ele, a pesquisa aplicada não está chegando à Inovação porque falta interesse de ambos lados e a conta sobra para a formação dos engenheiros, que não atende o desafio tecnológico da era digital. Martucci Jr. participou nesta terça-feira, 13/11, do XI Seminário TelComp 2018.

"Dentro da universidade precisamos de dois vetores: professores, porque são eles que vão formar os engenheiros e precisam,ser também formados. E também que a indústria entenda que precisa ter pesquisa aplicada para fomentar à inovação. E para ter pesquisa aplicada ambos os lados precisam aprender a aprender", pontua o professor da USP Poli.

À CDTV do portal Convergência Digital, Moacyr Martucci Jr., a sociedade está mudando com a era digital e há um novo olhar sobre a Tecnologia. "Agora, a Tecnologia está sendo vista para melhorar a vida da sociedade. E, hoje, temos que entender que preparar um engenheiro não é apenas dar um diploma. Esse profissional precisa olhar o mercado hoje e estar atento ao futuro. E não é simples essa equação com Academia e empresas tão desconfiadas uma da outra". Assistam a entrevista.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

07/03/2019
5G vai gerar 15 milhões de novos empregos até 2025

12/12/2018
"Nem no século 25 um robô vai tirar o lugar do homem na produção da cultura"

22/11/2018
Interior quer e não tem 'telecom na veia'

22/11/2018
Mapear os dutos é crucial para que as competitivas não fiquem reféns dos postes

21/11/2018
Destravar a construção de redes no Brasil passa por regras mais claras

19/11/2018
Operadoras competitivas precisam ganhar dinheiro ao fim do dia

19/11/2018
Nextel: Anatel precisa desburocratizar o compartilhamento de frequência

16/11/2018
Ceará avança com PPPs para ser um hub nacional de TICs

16/11/2018
CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

16/11/2018
Claro/Embratel: indefinição sobre o Fistel trava modelos de negócios para IoT

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site