INOVAÇÃO

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Converência Digital ... 21/07/2020 ... Convergência Digital

Um sistema que permite a transferência eletrônica segura de veículos está sendo testado por concessionárias e revendedoras de carros de Santa Catarina. A tecnologia foi desenvolvida pelo Serpro para o Denatran. O projeto piloto do Renave, ou Registro Nacional de Veículos em Estoque, será em seguida expandido para o Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. A previsão é que em setembro esteja funcionando em todo o país.

Pelo sistema, a empresa que comercializa veículos usados pode fazer o registro de entrada e saída diretamente no órgão de trânsito responsável pelo licenciamento comprovando, ela mesma, a transferência e reduzindo a burocracia. "É o fim de uma espera que custa, em média, 15 dias para o proprietário e também do costume informal e não recomendável da entrega do DUT em branco”, explicou  o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

Já a solução da Carteira Digital de Trânsito, que reúne a carteira de motorista e o documento do veículo, chegou a todos os estados do país com a adesão do Pará neste julho de 2020. Atualmente são mais de 7 milhões de CNHs e 4,6 milhões de certificados de registro e licenciamento. 

Segundo o Serpro, a ideia é de que o aplicativo vá se tornando, aos poucos, uma plataforma de serviços de trânsito, com recebimento de avisos de recall, de vencimento da CNH, compartilhamento do documento veicular com até cinco pessoas, histórico de infrações e possibilidade de emissão de boleto para pagamento de multas. No futuro, devem ser incorporadas outras funcionalidades, como a indicação do real infrator e alertas para autuação, furto ou roubo do veículo.


Cloud Computing
Digisystem monta time de cientistas de dados para gestão de riscos

Unidade de Data & Risk trata dos processos de data lake, analytics, business intelligence, machine learning, deep learning e inteligência artificial. Objetivo é levar às corporações análises preditivas de dados para a tomada de decisão.

Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.

Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G