Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Governo prepara compra de robôs para serviços públicos digitalizados

Luís Osvaldo Grossmann* ... 23/03/2021 ... Convergência Digital

As secretarias de Gestão e de Governo Digital do Ministério da Economia abriram nesta terça, 23/3, uma consulta pública para debater um edital para digitalização de 1.548 serviços públicos, que também inclui o desenvolvimento de robôs para execução de atendimentos. Contribuições devem ser encaminhadas pela plataforma Participa+Brasil.

Como indica a proposta de edital, a solução deve proporcionar a digitalização de serviços públicos por nuvem (SaaS) utilizando ferramentas de BPMS (suíte de gerenciamento de negócio) e RPA (robotização). Essa solução será executada nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço. 

“Além da ferramenta propriamente dita, a solução de TI como um todo, para a entrega de resultados contempla fundamentamentalmente o conjunto de atividades relacionadas à automação dos serviços públicos”, diz a proposta. “A infraestrutura de nuvem deverá ser robusta e segura o suficiente para permitir inúmeros acessos simultâneos a diferentes serviços públicos segmentados para diferentes órgãos e entidades governamentais.”

A contratação será dividida em dois lotes. O primeiro inclui os itens de disponibilização de plataforma, automação de serviços,, integração de plataformas, treinamento e migração, considerados “altamente dependentes entre si”. O segundo lote inclui os itens de construção e execução de robôs. 

A contratação vigente, com a Lecom Tecnologia, é ainda de 2017 e atende a 39 órgãos do governo federal. Segundo a Secretaria de Governo Digital, a novidade é a contratação de soluções de robotização, já que existem serviços públicos com etapas repetitivas e previsíveis. “Dos serviços transformados em digitais pelo governo federal, em média 33% exigem soluções de automação”, diz o diretor de Operações Compartilhadas da SGD, Merched de Oliveira.

* Com informações do Ministério da Economia

LGPD: cidadão vai controlar dados pessoais pelo portal Gov.br

Promessa é secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. Plataforma permitirá ao cidadão revogar autorizações, ou reclamar à CGU.

Economia será o 'tinder' do financiamento para evitar desperdício no governo digital

“Não faz sentido um estado investir em uma identidade digital se já temos uma no governo, ou dois municípios gastarem com plataforma de gestão de tributo local”, explica o secretário Luis Felipe Monteiro.

Estados e municípios vão ficar com US$ 1 bilhão do BID para digitalização

Ao Convergência Digital, o secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro, assegura: “Impacto na economia vai chegar a R$ 100 bilhões."

Deputados aprovam urgência para o PL de privatização dos Correios

União teria a obrigação de  prover o serviço postal universal, que inclui encomendas simples, cartas e telegramas. Todos os outros produtos poderão, se o PL 591/21 for de fato aprovado no Congresso Nacional, serem repassados à iniciativa privada.

Ministério da Justiça exige cadastro de redes sociais no Consumidor.gov.br

Nova portaria da Secretaria Nacional do Consumidor amplia o rol de empresas que devem fazer parte do portal de mediação online de atendimento aos consumidores. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G