Home - Convergência Digital

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 19/09/2019

"Há uma lambança nos processos de contratação adotados hoje nos departamentos de recursos humanos com relação à área de TI e o ruído fica transparente entre as duas áreas o que afasta cada vez mais a geração Y dos processos tradicionais", afirma a diretora da edTech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles, em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital, durante o Rio Info 2019, que aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, no Rio de Janeiro.

De acordo com Sylvia Meirelles, o olhar do RH no Brasil ainda é curricular e pouco voltado para os skills de conhecimento, o que gera sempre muito contratempo nas seleções de profissionais. "Não por acaso os jovens optam por carreiras próprias e se afastam das companhias tradicionais. O RH insiste com benefícios que não são mais os desejados", reporta. O mercado de edTech é um dos que mais cresce no mundo e gira em torno de R$ 240 bilhões ao ano, com uma perspectiva de crescimento em torno de 10% ao ano nos próximos cinco anos.

A executiva da Fábrica de Cursos, que forma profissionais em TI, fala ainda da receptividade do mercado a educação a distância, que segundo o Censo Educacional 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, pela primeira vez, a oferta de vagas nos cursos de graduação na modalidade educação a distância (EaD) é maior que a do ensino presencial.

Em 2018, foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância e 6,3 milhões em cursos presenciais. O número de cursos EaD cresceu 50% em um ano, passando de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018. Assistam a entrevista com Sylvia Meirelles, da Fábrica de Cursos.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

27/03/2020
Laura, a IA nacional que já salvou 12 mil vidas, entra no combate ao Coronavírus

09/03/2020
Software e serviços de TI contrataram 30 mil novos profissionais em 2019

07/11/2019
Ser humano faz a Aura,da Vivo, ser uma IA diferente

04/11/2019
Ericsson: "Temos que colocar nossas melhores cabeças para ganhar o mundo com o 5G"

01/11/2019
Fiat Chrysler avança no uso de Internet das Coisas

16/10/2019
Falta estratégia no Brasil para qualificar pessoas em Tecnologia

08/10/2019
Cobol, C e Assembler: Linguagens de programação mais vivas do que nunca

30/09/2019
Rio de Janeiro precisa deixar de exportar CPF e CNPJ

30/09/2019
Só a inovação tira o Rio de Janeiro da estagnação econômica

27/09/2019
Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Faltam profissionais para cuidar dos ataques cibernéticos no Brasil

Ao publicar a Estratégia Nacional de Segurança da Informação, a e-ciber, o governo admite que o País possui poucos profissionais especializados em segurança cibernética; que há uma baixa conscientização dos usuários com relação ao tema e que é preciso urgente criar um programa nacional destinado à formação técnica nos órgãos do governo e nas empresas privadas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site