Chairman da empresa, Stefano Lorenzi,  assegura que Ufinet não terá vantagem no uso dos postes por ter a distribuidora elétrica como uma das acionistas. "Vamos competir igual com os outros", diz.

" /> Ufinet, da Enel, entra no mercado de rede neutra no Brasil - Convergência Digital - Telecom

Ufinet, da Enel, entra no mercado de rede neutra no Brasil

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 13/11/2019 ... Convergência Digital

A Ufinet, que tem a ENEL, distribuidora de energia de São Paulo, como acionista, avalia o mercado brasileiro de backbone ótico, ao mesmo tempo que pavimenta a oferta de rede neutra - que começa a atrair companhias, entre elas, a American Tower, revelou o chairman da companhia, Stefano Lorenzi, ao participar do XII Seminário TelComp 2019, realizado nesta terça-feira, 12/11, em São Paulo.

A decisão de investir em fibra ainda não foi tomada porque há restrições na regulamentação brasileira. Uma delas é a venda  de small cells para o mercado em geral.  No Brasil, a Ufinet atua por meio da aquisição, formalizada em junho, da Netell Telecom, também provedora de backbone em São Paulo e outras regiões do país. No mundo, está em 14 países. À CDTV, do portal Convergência Digital, Lorenzi evita falar sobre o conflito dos postes, mas diz que a Ufinet não terá privilégio da ENEL.

Assume que está no radar trazer  para o Brasil o projeto Open Fiber - que está em 100 cidades na Itália e tem um orçamento de 6,5 bilhões de doláres. "O modelo é vendar fibra apagada ou acesa, com compartilhamento em qualquer modelo e o pagamento será pelo consumo. As redes neutras têm um grande espaço para crescer", diz. Assista a entrevista com Stefano Lorenzi.


Internet Móvel 3G 4G
Huawei dá o troco e Qualcomm alerta para o risco dos EUA perder muito dinheiro

Em documentos ao governo dos EUA, a fabricante adverte que o bloqueio não vai impedir acesso da fabricante à tecnologia de ponta, mas sim prejudicar os fornecedores americanos, inclusive, no 5G. Huawei já avisou que Mate 40 será último com chip Kirin.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G